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terça-feira, 26 de outubro de 2010

Dicas (breves) para elaborar um questionário

Dicas (breves) para o pesquisador elaborar um questionário:

  • É preciso conhecer bem o assunto para depois elaborar o roteiro
  • Não fazer perguntas desnecessárias cujas respostas poderiam ser encontradas em outras fontes
  • É impotante não criar antagonismos ou suspeitas
  • Ser o mais neutro possível

Para estudar mais:

A arte de pesquisar – Mirian Goldenberg – 4ª edição – Ed. Record – 2000.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

“Na teoria a prática é a mesma”

por Débora Martins

No dia dos professores fui agraciada pelo Colégio Caminhar participando como ouvinte do IV Simpósio de Educação. Parafraseando Paulo Freire os professores do Colégio mostraram através de apresentações de práticas pedagógicas que ninguém aprende sozinho.

As apresentações foram tão intensas que a impressão que tive é que estava vivenciando o que de fato vivenciaram os professores com seus alunos.

Compartilho os temas abordados no Simpósio:

  • O Desenho Animado e a Formação da criança
  • O Cinema como Ferramenta de Produção Sócio-Construtivista
  • Tarefa de Casa: Prazer ou Aversão
  • O Envolvimento de Pais e Alunos no Processo de Ensino e Aprendizagem
  • Gentileza a toda prova!

Vale citar que muito se fala do professor pesquisador… Essa é uma prova de que é possível encontramos professores pesquisadores na sala de aula.

Agora fico no aguardo da continuidade dos estudos e da publicação dos trabalhos

Para saber mais:

Colégio Caminhar: http://www.colegiocaminhar.com.br

Blog do Colégio Caminhar:http://colegiocaminhar.wordpress.com/

No twitter: http://twitter.com/colegiocaminhar

Cruzadinha: A Bela e a Fera

por Débora Martins



Por sugestão do Profº Michael encontrei um site que permite a criação de jogos em flash: cruzadinhas, caça palavras, forca...

Para testá-lo organizei uma cruzinha com as palavras do filme A Bela e a Fera.


Caça-Palavras crossword puzzle game » make crossword

Para conhecer mais visite o Blog História Digital - clique aqui

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Salvem o processo criativo das crianças

por Débora Martins
Como pode uma professora dizer ao aluno de 3 anos que a letra “A” é um triângulo? Por onde anda o processo de construção? Parece que na teoria a prática é realmente outra.
E ainda não acabou…
Como pode dizer que a árvore é verde e marrom? E que o céu é azul? E que o desenho precisa ficar parecido com o da professora?
Depois alguns professores dizem que os alunos não  apresentam criatividade, iniciativa, autonomia, interesse…  Vamos cuidar!!!!
Pedimos uma “ coisa” aos alunos e depois queremos outra.
Pedimos uma árvore verde com tronco marrom e depois queremos que eles desenhem o que estão pesando.
Imagine esse processo todos os dias na educação formal. Ao final da educação infantil teremos lindas árvores. Todas iguais.
E também teremos feiras culturais com produções iguais e o pior, encontraremos várias pessoas acreditando que “isso sim que é educação de verdade”.
Interferência gráfica para o processo criativo é muito bem-vindo na educação infantil e distingue-se do “fazer igual, “do bom é o belo”….
Salvem o processo criativo das crianças.
Para estudar mais clique aqui peq

domingo, 3 de outubro de 2010

Escola: espaço de informação e formação

Débora Martins

O Colégio Caminhar realizará o IV Simpósio de Educação com o objetivo de compartilhar pesquisas e práticas pedagógicas desenvolvidas na escola.

Como enriquecimento pedagógico a Equipe Escolar ampliou a participação do Simpósio para pais que são educadores. Quem sabe essa ação possibilite a participação de demais educadores?

Compartilhar ´práticas pedagógicas e buscar formação permanente é um dos caminhos para uma educação de qualidade.

 

convite_simposio_educ

sábado, 2 de outubro de 2010

Manifesto dos Pioneiros da Educação…

Durante a semana li o  Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932) e compartilho um trecho com todos:

Certo, um educador pode bem ser um filósofo e deve ter a sua filosofia de
educação; mas, trabalhando cientificamente nesse terreno, ele deve estar tão
interessado na determinação dos fins de educação, quanto também dos meios de
realizá-los. O físico e o químico não terão necessidade de saber o que está e se passa
além da janela do seu laboratório. Mas o educador, como o sociólogo, tem
necessidade de uma cultura múltipla e bem diversa; as alturas e as profundidades da
vida humana e da vida social não devem estender-se além do seu raio visual; ele deve
ter o conhecimento dos homens e da sociedade em cada uma de suas fases, para
perceber, além do aparente e do efêmero, "o jogo poderoso das grandes leis que
dominam a evolução social", e a posição que tem a escola, e a função que representa,na diversidade e pluralidade das forças sociais que cooperam na obra da civilização.
Se têm essa cultura geral, que lhe permite organizar uma doutrina de vida e ampliar o
seu horizonte mental, poderá ver o problema educacional em conjunto, de um ponto
de vista mais largo, para subordinar o problema pedagógico ou dos métodos ao
problema filosófico ou dos fins da educação; se tem um espírito científico, empregará
os métodos comuns a todo gênero de investigação científica, podendo recorrer a
técnicas mais ou menos elaboradas e dominar a situação, realizando experiências e
medindo os resultados de toda e qualquer modificação nos processos e nas técnicas,
que se desenvolveram sob o impulso dos trabalhos científicos na administração dos
serviços escolares.