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segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Go!Animate com a educação infantil

Resolvi testar o Go! Animate com minha filha de 4 anos. Uma boa dica para trabalhar com as crianças de educação infantil.

Veja o resultado:

GoAnimate.com: oi by DéboraMartins


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GoAnimate.com: Julia 2 by DéboraMartins


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sábado, 22 de outubro de 2011

Simpósio de Educação Caminhar

Hoje fui agraciada com a participação no V Simpósio de Educação do Colégio Caminhar. Os professores das Unidades Educação Infantil e Ensino Fundamental partilharam suas práticas de trabalho com os seguintes temas: Temas Transversais, Relacionamentos e Conflitos na Escola e Professor Preparado-Aluno Motivado.
Além dos professores da Unidades os pais que atuam como profissionais da educação em outros espaços e os demais profissionais da escola participaram como convidados deste momento de reflexão.
 Dei minha contribuição compartilhando com os presentes um pouco de minhas vivências com a tecnologia na educação e suas possibilidades dentro da cultura digital e do mundo contemporânea. Para retribuir a vivência do momento, deixo alguns links inspiradores para utilização da tecnologia como currículo e possibilidades de trabalhos produtivos. 
Espero que gostem:



quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Dica de Jogo

Acompanhei hoje (19/10/2011) pelo Programa Rede In_Formação o Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC) na E.E. Alfredo Bresser vivenciando momentos formativos  da pauta  planejada pela Coordenadora Pedagógica Ailana Nunes.
A coordenadora propôs aos professores das oficinas curriculares a reflexão do jogo como estratégia de trabalho no  dia- a- dia da sala de aula além de socializar o seguinte jogo:
Carta na Testa
Material: cartolina, caneta, tesoura (cartas numeradas de 1 a 10)
Número de participantes:3
Como jogar: dois jogadores ficam sentados frente à frente e o terceiro – o juiz – fica sentado de modo que possa ver os dois. Os dois jogadores recebem um conjunto de cartas de 1 à 10, que devem deixar viradas para baixo, na sua frente. Ambos viram a primeira carta de seu monte e, sem olhar, colocam na testa, de forma que tanto seu oponente, quanto o juiz, possam vê-la. O juiz então diz o resultado da multiplicação dos dois valores. Cada um dos competidores deve tentar descobrir qual é a carta que tem na testa. Aquele que descobrir primeiro, ganha cinco pontos. Joguem cinco rodadas com essa formação e depois tente outras mudanças de função de cada um no trio, até que todos tenham desempenhado a função de juiz. Se o juiz errar a operação, perde cinco pontos.
Depois de muito jogar os professores discutiram a seguinte questão:
Quais as maiores dificuldades que encontram durante o jogo?
Para estudar mais:
ailana
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segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Teste 2: Go! Animate

Agora testando com a minha voz.

A ferramenta é interessante com a questão de que para aproveitar todos os recursos é necessário fazer a assinatura e pagar uma taxa.

 

GoAnimate.com: Ensinar by DéboraMartins

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Teste: Go!Animate

 

Recebi a dica do Go!Animate da colega Elaine Pacheco que também é membro do Grupo Blogs Educativos. Resolvi testar e ver o resultado. A voz mecânica causa estranhamento, penso que com  minha voz ficará um pouco melhor.

GoAnimate.com: Paulo Freire by DéboraMartins


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quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Causar impacto ou fazer escolhas coerentes?

 

Nos estudos para o planejamento da pauta da próxima formação encontrei o texto de José Manuel Moran sobre as escolhas (coerentes ou incoerentes).Compartilho e espero que gostem.

Causar impacto ou fazer escolhas coerentes?

Na vida fazemos escolhas bobas e escolhas significativas. As mais importantes são as que nos levam ao que somos neste momento: que tipo de pessoa nos tornamos? Vivemos para os outros (o que conta é aparência, não a verdade) ou vivemos para nós mesmos? Somos pessoas coerentes ou incoerentes? Procuramos melhorar ou já desistimos? Em que áreas continuamos evoluindo e em quais já não o fazemos?

A tentação é muito grande de seguir a orientação externa, de olhar sempre para os demais para depois agir e, em doses excessivas, nos prejudica muito.  A desistência, também. A coerência é complicada, porque nos exige uma constante vigilância contra nossa vontade de enfeitar, de mentir, de esconder, de mascarar. E há mil justificativas para o fingimento. Em curto prazo, lucramos muito mais. Fingir é mais fácil que realizar. A longo prazo, a coerência interna, a aceitação de cada etapa, mesmo do que não conseguimos mudar, é fundamental para o nosso crescimento como pessoas e como profissionais. Demoramos muito mais do que os movidos por marketing, mas a construção costuma ser mais sólida.

Coerência não significa perfeição, domínio de tudo. Coerência significa olhar com tranqüilidade para tudo o que somos e fazemos e procurar não mascarar de nós mesmos o que enxergamos. Onde somos incapazes, o aceitamos e vamos procurando mudar na medida em que nos for possível, mas intimamente sabemos que temos áreas cinzentas de imobilidade e dificuldades.

Podemos escolher viver de aparências ou viver coerentemente. Ambas têm ganhos e perdas. Quem vive de aparências, costuma seduzir mais rapidamente os outros, achar os melhores espaços, ganhar visibilidade, porque a procura intensamente. A médio ou longo prazo, em geral, a construção apresenta furos e costuma fazer algum tipo de água nas pessoas mais perspicazes. A construção da coerência é mais trabalhosa, silenciosa e pouco glamorosa. Alguns querem aparecer, porque o aparecer é um valor e traz muitas vantagens. Outros preferem que o seu trabalho e contribuições falem por si mesmos, e não montam esquemas de marketing para visibilizar-se. Se você tem algo importante para contribuir socialmente,  muitos o perceberão, provavelmente num ritmo menor, mas com resultados mais consistentes.

Contribuiremos mais para a educação se mostrarmos coerência crescente entre o que pensamos, o que ensinamos e o que fazemos.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Dante Digital

 

O Colégio Dante Alighieri comemora o seu centenário, mostrando a um só tempo, a tradição e a inovação em um ambiente de muita interatividade.

Confira!

http://www.colegiodante.com.br/dantedigital/programacao.php

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