Páginas

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Sobre, Sobre, Sobre...

Pensando muito sobre o papel do professor, sobre as boas situações de aprendizagem, as mediações pedagógicas necessárias para o avanço dos alunos, sobre a escolarização pouco encantadora das crianças pequenas, enfim, sobre, sobre, sobre...
Lendo, lendo, lendo, refletindo, refletindo, refletindo encontrei algumas palavras de Paulo Freire, no Pedagogia da Autonomia :
Como ser educador, sobre tudo numa perspectiva progressista, sem aprender, com maior ou menos esforço, a conviver com os diferentes? Como ser educador, se não desenvolvo em mim a indispensável amorosidade* aos educandos com quem me comprometo e ao próprio processo formador de que sou parte? (p.67)

*lembrando que amorosidade não é sinônimo de ser pai e mãe dos alunos


É preciso olhar a prática pedagógica, especialmente as repetidas incansavelmente por anos, anos e anos.

Seguimos...
Débora M.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Formação sem fragmentação!

Desafio difícil, mas possível: é necessário um plano de formação de acordo com a necessidade formativa de cada segmento (educação infantil, ensino fundamental I, ensino fundamental II e ensino médio) garantindo a continuidade (ou iniciando) do projeto pedagógico da escola sem fragmentação. (Débora M.)











foto by Hugo Martins

terça-feira, 13 de novembro de 2012

É um livro

Carrego a bateria? Tuíta? Tem Wi-fi?
Não.
É um livro.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Aprender a Aprender



Aprender a aprender, aprender fazendo, aprender errando,aprender observando,aprender com parceria, aprender respeitando o percurso de cada um  são desafios difíceis, mas totalmente possíveis.
Os caminhos podem ser diferentes, mas os "combinado" e os  objetivos precisam ser o mesmos.