Páginas

terça-feira, 21 de julho de 2009

Educação: livre para pensar

[19.7.09 11:48 PM | Débora Martins]
AVALIAR, AVALIAR, AVALIAR....

As avaliações externas são coerentes com as propostas de ensino organizadas para o ensino público. Quando cito avaliações externas, refiro-me a: Prova Brasil, Provinha Brasil, Saresp, Enen e tantas outras que são organizadas.Então fico pensando: O que está acontecendo com os alunos que, em alguns lugares, não estão realizando as provas com a excelência esperada? O que fazemos com os resultados das provas? Não seria importante replanejar? Seria necessário trabalhar todo o ano letivo em prol das avaliações externas?
Se faz necessário buscar informações para entender a real necessidade das avaliações. Deixo como sugestão os seguintes sites:´Ministério da Educação;Secretaria da Educação do Estado de São Paulo;Saresp;Prova Brasil;São Paulo faz escola
Como eu já disse outro dia: Discordar é extremamente saudável´... mas é necessário pautar-se nas discussões pedagógicas.

Um abraço,
Débora

Um comentário:

  1. De fato esta tem sido minha grande "briga"...trabalhar para um instrumento de avaliação externo??!!! Qual a qualidade disto? Sair da minha concepção de trabalho para atingir metas externas...deixar de fazer o que acredito porque tenho que treinar meu aluno para acertar neste instrumento?? Com qual finalidade??
    O que fazer com os resultados, já que obviamente não condizem com o trabalho realizado em alguns aspectos...
    Não sou contra, porém acho que deve ser avaliado, repensado para aproximar-se mais de nossa realidade e dentro da concepção de trabalho das redes...
    Algumas atividades que lá constam são pertinentes, outras são totalmente fora de minha concepção de trabalho e acredito que de muitos professores que acreditam que alunos constroem conhecimentos e não treinam para acertar números de sílabas por exemplo...
    A idéia de um instrumento de avaliação é bacana, porém é preciso reavaliá-lo em alguns aspectos!!

    ResponderExcluir

Obrigada por contribuir com esse espaço de informação.