Páginas

terça-feira, 21 de julho de 2009

Educação: livre para pensar

[8.7.09 10:14 PM | Débora Martins]
Já disse Mário Sérgio Cortella: "Desconfie daqueles que não tem dúvidas...."
Repensar a prática pedagógica é algo difícil, requer tempo e disponibilidade para refletir, refletir e refletir.
Ouve-se muito por aí que o professor questionador é aquele que não concorda com nada, está sempre na direção inversa à discussão do seu grupo. Será que é isso mesmo?
Muitas vezes os questionamentos acontecem com a intenção de entender o que está sendo proposto. Entender as mudanças que acontecem com frequência na educação.
Quem garante que o profissional que passa o ano todo concordando com todos os assuntos sugeridos nas reuniões pedagógicas, realmente realiza o trabalho dentro da proposta pedagógica oferecida por sua rede de ensino?
. É preciso acabar com a hipocrisia: discordar é saudável e possibilita socialização de ideias sobre a educação que acreditamos.

Um abraço,
Débora Martins

Um comentário:

  1. Educação:Livre para pensar
    Comentários do post 40669841

    É preciso discordar, discutir, rever e refletir para crescer em qualquer sentido...Saber discutir, argumentar a prática (by Débora) faz todo profissional evoluir. E como é bom mudar, aprimorar e ver que não somos donos da razão e achar que o melhor é só aquilo que sabemos fazer...tem sempre mais... pois como sabemos o que move o mundo não são as respostas e sim as perguntas...

    Viviane | Email | 15-07-2009 11:27:58



    O que é interessante comentar a respeito da socialização das práticas pedagógicas é que nunca se esgotarão as possibilidades de novos caminhos pedagógicos no momento que exista vontade para trilhá-las. É preciso muita perseverança para não cair na obscuridade pedagógica, realizando apenas (ou menos que) o básico diante da amplitude de possibilidades educacionais oferecidas.

    Mário Machado | Email | 08-07-2009 22:44:22

    ResponderExcluir

Obrigada por contribuir com esse espaço de informação.