Páginas

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Calculadora

    Esta é uma atividade que pode ser realizada diversas vezes. Para que ela tenha sucesso, é importante que as crianças já estejam familiarizadas com o uso da calculadora. Propomos que desde o início do ano este instrumento faça parte do material das crianças, para que seja utilizado sistematicamente, para conferir resultados, propor e decifrar desafios etc..

Estando as crianças com as calculadoras em mãos, o professor “dita” um número inicial (80, por exemplo), que deve ser “digitado” por todos. Em seguida, o professor desafia os alunos a, com apenas uma operação, transformar este número em outro:

- Como vocês podem transformar o 80 em 84, fazendo apenas uma operação? (fazendo + 4)

- Como vocês podem transformar o 80 em 4, fazendo apenas uma operação? (fazendo - 80)

- Como vocês podem transformar o 80 em 180, fazendo apenas uma operação? (fazendo + 100)

    Depois de ter feito esta atividade diversas vezes com as crianças, o professor pode adaptá-la em uma lição impressa:

clip_image002

Que operação preciso fazer para transformar o
número que aparece no visor em:

800 __________________________________________

80 __________________________________________

85 __________________________________________

8  __________________________________________

Dica: deixe o aluno pensar em sua hipótese para resolver a atividade proposta e depois solicite que socializem com os colegas.

Um comentário:

Obrigada por contribuir com esse espaço de informação.