Páginas

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Breve consideração sobre “currículo”

O conceito de currículo tem uso recente e a cultura pedagógica tratou – o como questões de programas escolares sem a real amplitude de que de que de fato é.

Existem muitos conceitos de currículo cada um marcado por sua história e visão de mundo além das concepções pedagógicas que acompanham o sujeito.

A Proposta Curricular entende currículo como matérias (grades), programas, listas de conteúdos que o docente e também o aluno, precisam “dar conta” até o final do respectivo bimestre ou ano letivo.

Em linhas gerais, pensando na escola, o currículo pode ser compreendido como proposta curricular, a seleção e organização das aprendizagens feita pela instituição de ensino. É o guia do trabalho a ser percorrido, o quê se pretende ensinar e como a escola vai se organizar para isto.

O currículo pode, também, ser entendido como o percurso feito pelo sujeito (aluno ou não) na escola e que não necessariamente coincide com a proposta curricular uma vez que está diretamente ligado com a trajetória do educando. Numa instituição onde o currículo assume a atividade humana há profunda articulação entre a proposta curricular da escola e os currículos pessoais de educandos e educadores. Todos os envolvidos com a educação da instituição são produtores de currículo: professores, alunos, funcionários, equipes gestoras, pais, comunidade.

O currículo não é uma pedra intacta e está sujeito a mudanças e incorporação do que acontece no meio. O currículo está atento aos acontecimentos que permeiam o dia a dia das escolas, dos ambientes, das instituições, não pressupõe uma visão do passado e está presente no passado com asas no futuro.

Para estudar mais:

  • Sacristan, J. G.- O currículo: Uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre, Artes Médicas, 1998.
  • Vasconcellos, C.S. – Currículo: a atividade humana como principio educativo. São Paulo, Libertad, 2009.
  • Carnoy, M. – A vantagem acadêmica de Cuba: por que seus alunos vão melhor na escola. São Paulo, Ediouro,2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por contribuir com esse espaço de informação.