Páginas

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Formação X Equipe Gestora X Rede Social

sobre formação

Quem disse que as redes sociais não possibilitam reflexões e trocas sobre a educação?

Compartilho uma pequena conversa enviada pelo twitter e respondida no facebook por Thays Abreu.

2 comentários:

  1. Via Facebook por Thays Abreu:

    Continuação da conversa realizada com Débora Martins

    Tendo em vista o papel de referência que a equipe diretiva desempenha, podemos dizer que o desenvolvimento de práticas autenticamente democráticas no interior da escola vai depender, em grande medida, de uma nova postura a ser assumida por essa equipe.

    A equipe ajuda quando não impõe, mas propõe, provoca. O provocar é necessário em função da existência de uma lógica para manter as pessoas anestesiadas. É necessário administrar uma tensão no processo: respeito pelo professor e ao mesmo tempo posicionamento, provocação. Na precisa formulação de Makarenko (1888-1939), devemos buscar o máximo respeito e a máxima exigência (1977: 160). Não deixar pairar clima de indefinição na instituição; definir, mesmo que provisoriamente. Depois se necessário, rever; não ter medo de errar.O papel da equipe pode ser comparado ao catalisador na reação química: estar junto, propiciar as condições, mas não fazer pelo outro.

    ResponderExcluir
  2. Perfeito, Thays. Penso que se a Equipe Gestora estiver afinada e com clareza de suas funções o trabalho fluirá para uma educação de qualidade: acompanhar, propor, observar,intervir...

    ResponderExcluir

Obrigada por contribuir com esse espaço de informação.