Páginas

sábado, 23 de julho de 2011

Meu #TwitterMix

banner_ttmix2011Em tempos de redes sociais, uso da internet, ou melhor, bom uso da internet acompanhei o Twitter Mix que aconteceu nesse sábado e teve como um dos seus temas: Como as redes sociais podem proporcionar a relação entre gerações?

Com tudo que ouvi e li na twitcam meus pensamentos ficaram borbulando. Primeiro pela possibilidade de acompanhar em tempo real uma ação que aconteceu do outro lado de São Bernardo do Campo-SP, depois por poder tuitar minhas reflexões também em tempo real, depois por encontrar várias pessoas “virtual-tempo real” que concordam com os meus pensamentos, enfim, por interargir com as quase 50 pessoas mais o palestrante do sofá da minha casa.

O uso da TIC e das redes sociais dentro dos espaços de educação formal (formal no sentido de escola pública ou privada onde o aluno está regularmente matriculado em uma série e/ou ano) é uma discusão que enfrenta tabus. De um lado o sistema, que por si só é tradicional e controlador, do outro lado os  alunos que estão inseridos na avalanche de informações e que muitas vezes não sabem como fazer bom uso de tudo.

Parte dos profissionais da educação dizem: “Bom era na minha época”. Esquecem que o tempo, a época é hoje, os alunos são os de hoje com suas diferenças, com acesso a informações, com possibilidade de fazer bom uso, ou não, depende do planejamento e da intencionalidade pedagógica do professor.

Por conta das informações em tempo real  vindas de várias fontes o professor cria alguns mitos sobre o uso das redes sociais. Não só professor, mas também: os gestores, os supervisores, os secretários, os gerentes e vale citar que “os mitos” estão presentes em outros locais de trabalho,não só na educação. Não é necessário ter medo de utilizar as redes sociais nas escolas. As possibilidades e uso estão em nossas mãos. É possível, por exemplo, configurar a privacidade do facebook para ficar mais seguro na utilização com os alunos. O twitter é uma plataforma de rede social que foi reinventado pelas pessoas como rede social. Já a utilidade cabe, ao educador, planejar uma twitcam entre escolas, é uma boa estratégia.

Boa parte das escolas contam com o laboratório de informática, mas teremos muito trabalho pela frente iniciando pela discussão de que espaços bem equipados e jogos não garatem o bom uso da web. É preciso revisitar o currículo,inserir a discussão da ética nas redes e mudar/focar o olhar para as possibiliddes da aprendizagem colaborativa com o uso do computador na sala de aula.

E como os alunos já estão na escola, são os alunos de hoje, talvez, não será possível aguardar a manisfestação do SISTEMA,ou, justificar a não  manisfetação, como já dito: é tradicional e controlador por si só. Probir o uso das redes sociais não é o melhor caminho: não temos o controle do acesso fora dos muros da escola.

Ação Já!

Em tempo…

Essas reflexões são do “meu #TwitterMix”! “Meu” no sentido de minhas reflexões, meus “repensares”, minha vontade de compartilhar por aqui, “meu” acreditar que o ser humano aprende sempre, que não está pronto, que sua melhor forma é a desse exato momento…

 

Colaboração:

Iris Porto - @irisporto

Léa Fagundes - @leafagundes

ONG da Rute - @ongdarute

Patricia Mendonça - @patrimm

Rute Vera Mª Favero - @rutevera

Sonia Bertocchi - @SoniaBertocchi

Twitter Mix - @Twiter_Mix

Volney Faustini - @volneyf

Para ler mais sobre as hashtags #TwitterMix

 

 

 

 

 

3 comentários:

  1. Gostei das suas reflexões sobre o Twitter Mix.Acompanhei, mas fazendo outras coisas ao mesmo tempo e por isto foi legal ler o que vc escreveu.Ainda tenho muitos senões quanto às propostas feitas por lá, porque do lado de cá ainda tem muita gente prá convencer.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Fátima
    Me preocupo pq a TIC na Escola ainda é "um evento".Concordo que temos muita gente para convencer e que o trabalho não é simples. Adoro pesquisa, mas quando estamos na escola, com os alunos ou com os professores a realidade é bem diferente. Qdo temos parcerias com o 3º setor tudo fica mais fácil aos olhos do "mediador prestador de serviço da instituição", mas para o prof que está inserido dia-a-dia naquele espaço, como fica?
    Aliás é o que pesquiso no mestrado e espero dar continuidade no semestre agora.
    Obrigada pelo comentário.
    Abraços,
    Débora Martins

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito das das suas reflexões. Passa lá no meu blog que tem um selinho pra você.
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada por contribuir com esse espaço de informação.