Hoje sabemos que por definição a educação é inclusiva e não existe a possibilidade de apontarmos se, esse ou aquele aluno, deveria frequentar a “sala de aula regular”. Não está em discussão se queremos um sistema educacional inclusivo, essa questão já está definida. Precisamos observar, avaliar, refletir e planejar sobre “o como o aluno está incluso na escola.
Quando penso minhas ações na educação, automaticamente, planejo ações que contemple todos.
Para estudar mais:
Outras referências:
AMARAL, L. A. Do Olimpo ao mundo dos mortais ou dando nomes aos bois. São Paulo: Edmetec, 1988, p. 5-15. Currículo do Estado de São Paulo. Disponível em http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/Portals/18/
arquivos/PropostaCurricularGeral_Internet_md.pdf GALVÃO FILHO, T. A.; & DAMASCENO, L. L. "Tecnologias assistivas para autonomia do aluno com necessidades educacionais especiais". Inclusão - Revista da Educação Especial, Brasília, jul. 2006. Disponível emhttp://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12625&Itemid=860 MARCONDES, A. M. Encaminhar para a saúde quem vai mal na educação: um ciclo vicioso? Disponível emhttp://mariantonia.locaweb.com.br/adriana_m_machado.pdf MEC/SEESP. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: Documento elaborado pelo Grupo de Trabalho nomeado pela Portaria Ministerial n. 555, de 05 de junho de 2007, prorrogada pela Portaria n. 948, de 09 de outubro de 2007. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/
politica.pdf MELO, Z. M. Os estigmas: a deterioração da identidade social. Disponível em
http://www.sociedadeinclusiva.pucminas.br/anaispdf/estigmas.pdf RODRIGUES, D. "Desenvolver a educação inclusiva – dimensões do desenvolvimento profissional". Inclusão - Revista de Educação Especial, Brasília, v. 4, n. 2, p. 7-16, jul./out. 2008. Disponível em http://portal.mec.gov.br/
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ent&view=article&id=12625&Itemid=860
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