Páginas
▼
sexta-feira, 30 de março de 2012
Maria do Pilar Lacerda: proposta de um currículo nacional
Compartilho o vídeo da palestra da Pilar Lacerda na íntegra com o texto da conversa de André com o pai e a reflexões sobre o currículo:
quarta-feira, 28 de março de 2012
Olhar do Aluno!
O texto que segue é a real leitura de um espaço de educação formal e a prova de que precisamos avançar do discurso para as ações pedagógicas.
domingo, 25 de março de 2012
Hoje desaprendo o que tinha aprendido até ontem.
Semana de muitas reflexões: escola que queremos, trabalho "de fato" coletivo, repensar a prática pedagógica, ações individuais, olhar para a própria prática, entender que coletivo é muito mais que o grupo em que você está inserido...
Quando as inquietações tomam conta incansavelmente dos meus pensamentos, recorro aos poemas, poesias, leitura para voltar ao eixo e Cecília Meireles (1961), em Cecília de Bolso, encaixou como uma luva:
Hoje desaprendo o que tinha aprendido até ontem
Hoje desaprendo o que tinha aprendido até ontem
e que amanhã recomeçarei a aprender.
Todos os dias desfaleço e desfaço-me em cinza efêmera:
todos os dias reconstruo minha edificações, em sonho
[eternas.
Esta frágil escola que somos, levanto-a com paciência
dos alicerces às torres, sabendo que é trabalho sem termo.
E do alto avisto os que folgam e assaltam, donos de
[risos e pedras.
Cada um de nós tem sua verdade, pela qual deve morrer.
De um lugar que não se alcança, e que é, no entanto,
[claro,
minha verdade, sem troca, sem equivalência nem
[desengano
permanece constante, obrigatória, livre:
enquanto aprendo, desaprendendo e torno a reaprender.
>> Cecília Meireles - Cecília de Bolso: uma antologia poética - L&PM Pocket - 2010
A Imagem Para viagem longa: jato de Luciana Trocolli retrata (no meu olhar) a necessidade de repensar, desaprender, reaprender, viajar e retomar numa velocidade significativa.
quinta-feira, 22 de março de 2012
Como Fazer um Roteiro de Vídeo para trabalhar com seus alunos em sala de aula!
Continuando a série de dicas para professores, essa semana a Escola do Futuro- USP apresenta (no facebook) uma maneira bem fácil de trabalhar os roteiros de vídeo em sala de aula.
>>> na semana que vem, será publicado no facebook um material sobre como elaborar um StoryBoard (continuação desse material) e depois, um tutorial de edição básica no MovieMaker.
- Visite: WebSite Escola do Futuro - USP
- Siga: Escola do Futuro no twitter
- Perfil da Escola do Futuro no Facebook
- Dê um curtir na fan page da Escola do Futuro
domingo, 18 de março de 2012
Curiosidade: a busca por conhecer o mundo
Curiosidade: a busca por conhecer o mundo
Débora Martins
A primeira ação de quem tem a curiosidade é a busca por conhecer o mundo. A criança, ainda muito pequena, já apresenta curiosidade em conhecer a vida fora da barriga da mãe: primeiro chora, suga, chora quando tem fome, percebe que tem mãozinha, pezinho, começa a sorrir, ergue o pescoço, vira, quer conhecer o mundo além do berço,andar, falar. Assim vai e a busca por conhecer o mundo parece não terminar nunca. Ainda bem!
Se um grupo de mães inicia
uma conversa sobre as peripécias de seus filhos é possível perceber que cada
uma quer contar a sua experiência e que cada criança seguiu um caminho
diferente para conhecer o desconhecido, para buscar as novidades através da
inquietude da curiosidade.
O que vive as crianças com
suas mães e/ou famílias não requer conhecimento acadêmico-teórico. É inato.
Tudo acontece e cada uma intervém como acredita ser o melhor.
Mas essa curiosidade que
colabora para os conhecimentos prévios das crianças é bruscamente podada quando
elas precisam adentrar os espaços de educação formal. É como se a descoberta do
mundo não fizesse parte do aprendizado e essa criança, que busca o conhecer,
deva deixar a sua capa no cabideiro na entrada da escola e retirá-la ao final
do período de aula.
As crianças de hoje não são as mesmas de 40 anos atrás (ainda bem) e como profissionais da educação precisamos entender, estudar, pesquisar e mudar nossos planejamentos de situações de aprendizagem para sala de aula.
Todas as vezes que preciso retomar essa conversa vem a pergunta: Que criança queremos?
Numa postura adultocêntrica (que nem sempre é uma decisão voluntária do professor), Weisz (2004) aponta que:
" Do lugar de quem já sabe, define o que é mais fácil e o que é mais díficil para os alunos e quais os caminhos que eles
devem percorrer para realizar as aprendizagens desejadas.(p.19)
Quando a postura adultocêntrica não é uma decisão voluntária do professor, ainda segundo Weisz,é o ponto de vista que ele adota quando o conhecimento científico disponível no momento ainda não permite observar os saberes dos alunos.
Ora, se a questão de não considerar os saberes dos alunos é o conhecimento disponível no momento estamos próximos de solucionar o problema e propiciar uma educação prazerosa aos curiosos que buscam conhecer o mundo, já que muitas são as formações oferecidas aos professores.
Mas será que passamos pela formação e deixamos a formação passar por nós?
Para estudar mais:
- APPLE, Michael W.Ideologia e Currículo. 3.ed. Porto Alegre:Artmed,2006.
- FELDMANN, Marina G.(Org).Formação de Professores e Escola na Contemporaneidade.São Paulo:Editora Senac,2009.
-
O trabalho Curiosidade: a busca por conhecer o mundo de Débora Martins foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada
sexta-feira, 16 de março de 2012
Vídeos: Redes Sociais
Navegando pelo site Deu Paula na TV encontrei 4 vídeos sobre Redes Sociais e compartilho por aqui:
Redes Sociais - Ep. 1 - Dá pra ficar sem?
Redes Sociais - Ep. 2 - Relacionamento Amoroso
Redes Sociais - Ep. 3 - Amizade Virtual
Redes Sociais - Ep. 4 - Marketing Pessoal
Fonte: Programa "Deu Paula na TV": http://tvcultura.cmais.com.br/deupaulanatv/playlist-4-redes-sociais acessado em 16/03/2012.
quinta-feira, 15 de março de 2012
Dicas de Filmes sobre diversidade e educação
Recebi do José Junior Ramalho no facebook dicas de dois filmes muito interessantes. Os comentários do post do facebook e os links para o trailler seguem abaixo.
Primeiro da Classe - Sindrome de Tourette
Primeiro da Classe - Sindrome de Tourette
Além da Sala de Aula
segunda-feira, 12 de março de 2012
Dica da EF: ZooBurst
A Escola do Futuro apresentou no facebook mais uma dica para sala de aula: ZooBurst - construa livros virtuais em 3D. Você pode criar seus livros com sua sala e publicá-los ou permitir que cada aluno publique o seu. Para acompanhar as publicações, o seu perfil contará com uma ferramenta para acompanhar cada classe.Pode ser usado também de Tablets e, com o tablet em frente a câmera do computador, você pode interagir com seu livro em realidade aumentada. ( Texto da Samantha Kutscka)
Ainda não testei, mas gostei do resultado. A única questão é que a versão free não inclue audio.
Fonte: Escola do Futuro - USP no facebook.
Siga a EF no twitter: http://twitter.com/EF_USP
Website: http://futuro.usp.br/
Ainda não testei, mas gostei do resultado. A única questão é que a versão free não inclue audio.
Fonte: Escola do Futuro - USP no facebook.
Siga a EF no twitter: http://twitter.com/EF_USP
Website: http://futuro.usp.br/
domingo, 11 de março de 2012
quinta-feira, 8 de março de 2012
Índio Educa
O Índio Educa é um grupo/site que nasceu em 2011 e tem o compromisso de levar a todos a verdadeira história e cultura dos povos indígenas através das mais variadas formas, especialmente pela internet.
Passeando pelo site é possível saber:
Passeando pelo site é possível saber:
- O índio anda nú?
- O que é ser índio hoje?
- Índio come gente?
O site está licenciado sob Creative Commons Atribuição 2.0 Brasil License.
Essa dica foi postada pela Carolina Rossini no grupo Recursos Educacionais Abertos no facebook.
quarta-feira, 7 de março de 2012
Apresentação do Webinar - REA Brasil
Apresentação do webinar de Débora Sebriam - Gestora de Comunicação do Projeto REA- Brasil no Open Education Week 2012
10 Maneiras de Utilizar Celulares em Sala de Aula!!!
Continuando a série de materiais com dicas para professores, o NAP - Escola do Futuro - USP preparou e publicou no facebook algumas dicas para utilizar o celular em sala de aula.
Confira!
Confira!
terça-feira, 6 de março de 2012
37 Maneiras de professores usarem o Pinterest!
O NAP - Escola do Futuro publicou em 01 de março no facebook um prezi com 37 dicas para professores usarem o Pinterest. O conteúdo foi traduzido do blog Best Colleges Online.
Confira!
Confira!
segunda-feira, 5 de março de 2012
1ª Semana Mundial da Educação Aberta
Começa hoje a 1ª Semana Mundial da Educação Aberta (Open Education Week) que acontecerá online, em diferentes lugares do mundo, com oportunidades de participação em webinars, discussões e eventos ao vivo.
O Projeto REA Brasil participará em dose dupla, com intervenções de Carolina Rossini e Débora Sebriam, nos dias 07 e 08/03.
- “REA: como usar, criar e compartilhar”, 07/03 às 13h do Brasil. Webinar Link sas.elluminate.com/m.jnlp?password=M.C4ACE7AC1D4305B05CF1E1F59FD3AC&sid=2008170
- The case for open policy: the Brazilian experience, 08/03 às 15h do Brasil. Webinar Link sas.elluminate.com/m.jnlp?password=M.02943F441C348846BC638C0999A5E8&sid=2008170
Clique aqui para saber mais.
domingo, 4 de março de 2012
Dicas: Monteiro Lobato
Um país se faz com homens e livros, já dizia o nosso cidadão escritor Monteiro Lobato.
Seguem alguns links com importantes informações para os profissionais que desejam realizar um trabalho pedagógico baseado na história e nas obras de Monteiro Lobato:
1 - Cidadão Escritor

2 - Almanaque Autores

Aqui você encontra um breve histórico sobre Monteiro Lobato.
3 - Vidas Lusófonas
4 - Projeto Memória
5 - Tudo sobre leitura
6 - Blog do Sítio
7 - Mundo do Sítio