- velocidade das informações
- quem lê o que postamos?
- será que é possível apagar as informações compartilhadas?
- escolha das informações que compartilhamos
- virtual x real
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quinta-feira, 27 de setembro de 2012
Para as pessoas que não pensam nas consequências de postar algo na internet
O vídeo que segue proporciona boa relfexão com os alunos sobre as redes sociais e os compartilhamentos:
quinta-feira, 20 de setembro de 2012
O que é um Wiki?
Gostei e compartilho! Uma boa sugestão para organizar os registros pedagógicos.
Saiba mais em Tutorial Wiki
Saiba mais em Tutorial Wiki
quarta-feira, 19 de setembro de 2012
Avaliar para...
Avaliar para...
- para diagnosticar o nível de aprendizagem de cada aluno
- para diagnosticar o desempenho de um conjunto de alunos
- para analisar a avaliação da aprendizagem
- para ter resultados para melhorar a qualidade da educação escolar
- para melhorar a aprendizagem dos alunos
- para rever o projeto pedagógico e o plano de trabalho do professor
- para melhorar a qualidade das aprendizagens
- para uma ação reflexiva
- para saber onde está a dificuldade do aluno e intervir
- para aprimorar o processo educativo
- para aproximar professor-aluno
- para replanejar
- para aprimorar o processo formativo
- para refletir a respeito da produção de conhecimento do aluno e enriquecer o saber para uma ação avaliativa mediadora
- para subsidiar as política públicas
- para estabelecer as metas de aprendizagem
- para subsidiar a elaboração de diagnósticos sobre a realidade educacional
- para auxiliar os governantes nas decisões e no direcionamento dos recursos
- para assegurar a transparência das informações
- para formar
Abraços,
Débora
sábado, 15 de setembro de 2012
Formação - Cidades dos Meninos - Parte 1
Educadores,
Nosso encontro de hoje no Centro de Educação Integrada Cidade dos Meninos foi muito produtivo! Tivemos boas reflexões e elementos para aprimorar a prática pedagógica.
Compartilho os vídeos que assistimos e em breve publicarei as atividades que vocês planejaram com as devidas sugestões.
Como diz Abramowicz:
"A escola não pode tudo, mas pode mais. Pode acolher as diferenças. É possível fazer uma pedagogia que não tenha medo da estranheza, do diferente, do outro. A aprendizagem é destoante e heterogênea. Aprendemos coisas diferentes daquelas que nos ensinam, em tempos distintos, (...) mas a aprendizagem ocorre, sempre. Precisamos de uma pedagogia que seja uma nova forma de se relacionar com o conhecimento, com os alunos, com seus pais, com a comunidade, com os fracassos (com o fim deles), e que produza outros tipos humanos, menos dóceis e disciplinados." (ABRAMOWICZ, 1997)
Como diz Abramowicz:
"A escola não pode tudo, mas pode mais. Pode acolher as diferenças. É possível fazer uma pedagogia que não tenha medo da estranheza, do diferente, do outro. A aprendizagem é destoante e heterogênea. Aprendemos coisas diferentes daquelas que nos ensinam, em tempos distintos, (...) mas a aprendizagem ocorre, sempre. Precisamos de uma pedagogia que seja uma nova forma de se relacionar com o conhecimento, com os alunos, com seus pais, com a comunidade, com os fracassos (com o fim deles), e que produza outros tipos humanos, menos dóceis e disciplinados." (ABRAMOWICZ, 1997)
Abraços e até breve.
Débora Martins
quinta-feira, 6 de setembro de 2012
Em tempos de tecnologia...
Compartilho o vídeo Educação: “Novas práticas para estimular o aprendizado
e a criatividade” (14:41), que propõe
algumas reflexões sobre as novas tecnologias nas escolas:
- Em tempos de tecnologia, onde a escola está?
- Quando falamos de tecnologia na escola, nós estamos falando de laboratório de informática como apêndice: para imprimir um texto, para acessar a internet em busca de conhecimento, para realizar atividades para sala de aula, para buscar imagens, etc. Mas nós não estamos falando das novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem do aluno (foco na aprendizagem).
domingo, 2 de setembro de 2012
Parceria Escola-Família
Um dos nossos desafios em relação a parceria é afetar os nossos alunos e suas famílias, potencializar o que cada um tem de melhor aliado ao currículo e planejamento proposto e estabelecer uma linguagem afetiva (afetiva na perspectiva de afetar o outro).
Muitas vezes falamos para um grupo imenso de pais e esquecemos que cada um está compreendendo de uma maneira. Por isso, é importante pensar o pensamento do outro, sentir o que o outro sente e estabelecer o diálogo não só de depositar ideias "na cabeça do outro" e sim, de trocá-las com encaminhamentos de ações possíveis para o bom andamento do trabalho.