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quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Para as pessoas que não pensam nas consequências de postar algo na internet

O vídeo que segue proporciona boa relfexão com os alunos sobre as redes sociais e os compartilhamentos:
  • velocidade das informações
  • quem lê o que postamos?
  • será que é possível apagar as informações compartilhadas?
  • escolha das informações que compartilhamos
  • virtual x real

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

O que é um Wiki?

Gostei e compartilho! Uma boa sugestão para organizar os registros pedagógicos.



Saiba mais em Tutorial Wiki

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Avaliar para...



Avaliar para...
  • para diagnosticar o nível de aprendizagem de cada aluno
  • para diagnosticar o desempenho de um conjunto de alunos
  • para analisar a avaliação da aprendizagem
  • para ter resultados para melhorar a qualidade da educação escolar
  • para melhorar a aprendizagem dos alunos
  • para rever o projeto pedagógico e o plano de trabalho do professor
  • para melhorar a qualidade das aprendizagens
  • para uma ação reflexiva
  • para saber onde está a dificuldade do aluno e intervir
  • para aprimorar o processo educativo
  • para aproximar professor-aluno
  • para replanejar
  • para aprimorar o processo formativo
  • para refletir a respeito da produção de conhecimento do aluno e enriquecer o saber para uma ação avaliativa mediadora
  • para subsidiar as política públicas
  • para estabelecer as metas de aprendizagem
  • para subsidiar a elaboração de diagnósticos sobre a realidade educacional
  • para auxiliar os governantes nas decisões e no direcionamento dos recursos
  • para assegurar a transparência das informações
  • para formar
Conto com a participação de todos para complementarmos a lista de "Avaliar para..."
Abraços,
Débora

sábado, 15 de setembro de 2012

Formação - Cidades dos Meninos - Parte 1

Educadores,
Nosso encontro de hoje no Centro de Educação Integrada Cidade dos Meninos foi muito produtivo! Tivemos boas reflexões e elementos para aprimorar a prática pedagógica.
Compartilho os vídeos que assistimos e em breve publicarei  as atividades que vocês planejaram com as devidas sugestões.
Como diz Abramowicz:
"A escola não pode tudo, mas pode mais. Pode acolher as diferenças. É possível fazer uma pedagogia que não tenha medo da estranheza, do diferente, do outro. A aprendizagem é destoante e heterogênea. Aprendemos coisas diferentes daquelas que nos ensinam, em tempos distintos, (...) mas a aprendizagem ocorre, sempre. Precisamos de uma pedagogia que seja uma nova forma de se relacionar com o conhecimento, com os alunos, com seus pais, com a comunidade, com os fracassos (com o fim deles), e que produza outros tipos humanos, menos dóceis e disciplinados." (ABRAMOWICZ, 1997) 

Abraços e até breve.
Débora Martins




quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Em tempos de tecnologia...


Compartilho o vídeo Educação: “Novas práticas para estimular o aprendizado e a criatividade” (14:41), que propõe algumas reflexões sobre as novas tecnologias nas escolas:
  • Em tempos de tecnologia, onde a escola está?
  • Quando falamos de tecnologia na escola, nós estamos falando de laboratório de informática como apêndice: para imprimir um texto, para acessar a internet em busca de conhecimento, para realizar atividades para sala de aula, para buscar imagens, etc. Mas nós não estamos falando das novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem do aluno (foco na aprendizagem).

domingo, 2 de setembro de 2012

Parceria Escola-Família




Um dos nossos desafios em relação a parceria  é afetar os nossos alunos e suas famílias, potencializar o que cada um tem de melhor aliado ao currículo e planejamento proposto e estabelecer uma linguagem afetiva (afetiva na perspectiva de afetar o outro). 
Muitas vezes falamos para um grupo imenso de pais e esquecemos que cada um está compreendendo de uma maneira. Por isso, é importante pensar o pensamento do outro, sentir o que o outro sente e estabelecer o diálogo não só de depositar ideias "na cabeça do outro" e sim, de trocá-las com encaminhamentos de ações possíveis para o bom andamento do trabalho.
Nossos desafios em relação a parceria   escola-família: afetar os nossos alunos e suas famílias, potencializar o que cada um tem de melhor aliado ao currículo e planejamento proposto e estabelecer uma linguagem afetiva (afetiva na perspectiva de afetar o outro). Muitas vezes falamos para um grupo imenso de pais e esquecemos que cada um está compreendendo de uma maneira. Por isso, é importante pensar o pensamento do outro, sentir o que o outro sente e estabelecer o diálogo não só de depositar ideias "na cabeça do outro" e sim, de trocá-las com encaminhamentos de ações possíveis para o bom andamento do trabalho.
                                                                                                                                        Débora Martins