No 1º dia de atividades no 5º Fnex acompanhei a apresentação cultural da Profª Dilma Ramalho que além de encantar a todos com a sua voz e música afirmou em uma de suas falas que " Pessoas com tecnologia mudam pessoas", o que moveu-me a interpretar que as tecnologias sozinhas não mudarão o mundo.
Em seu discurso, a presidente da Undime Cleuza Repulho lembrou aos dirigentes que com o último ano de ocupação da pasta da educação nos municípios é importante fazer um balanço das ações realizadas, reconhecer os erros e comemorar os acertos. Assim como disponibilizarem um memorial com registros das ações realizadas no município. Pensando na educação para todos este é o melhor caminho para a continuidade do trabalho.
O Ministro da Educação Aluízio Mercadante aponta que a educação é política de estado e deve ter uma relação republicana e não partidária. O que possibilita ter um dialogo em prol da educação pública de qualidade. Em relação aos alunos do ensino fundamental, Mercadante relembra que a criança tem o direito de aprender a ler e escrever até os 8 anos de idade.
Para que os alunos tenham melhor desempenho nas séries iniciais do ensino fundamental é importante a construção de mais creches para que todos tenham acesso a educação infantil. Um dos programas do governo para a construção de mais creche é o Brasil Carinhoso que você pode conferir aqui.
Contemplando a Meta 3 do Plano Nacional da Educação (PNE) é proposta para o Ensino Médio um currículo dinâmico, flexível e compatível com as exigências da sociedade contemporânea. Além de um investimento do Mais Educação também para esta modalidade e o acesso dos alunos nas universidades pelo mérito (nota) do Enem.
Continua amanhã!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por contribuir com esse espaço de informação.