15/12/2009 - EDUCAÇÃO
Municipalização em Santo André será em janeiro
Por: Júlio Gardesani (julio@abcdmaior.com.br)
Líder de governo afirma que processo deve ser iniciado em janeiro; Apeoesp se reúne com Dinah nesta quarta-feira
A municipalização das sete primeiras escolas estaduais de 1° a 4° séries em Santo André já possui data marcada: janeiro de 2010. Após matéria veiculada pelo ABCD MAIOR, a Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) – impedida de participara da primeira reunião entre a Administração e os professores, realizada nesta segunda-feira (14/12) – se reunirá com a vice-prefeita e secretária de Governo Dinah Zekcer (PTB) para debater o assunto nesta quarta-feira (16/12). - Clique e lei a reportagem: Aidan municipaliza escolas em Santo André
O sindicato teme que quase metade dos funcionários que atuam nas 94 escolas públicas da cidade possam ser demitidos e cobram transparência da Administração. “Os professores estão com medo. Nas demais cidades, o prefeito mandou um projeto de lei municipalizando as escolas para aprovação da Câmara. Em Santo André os vereadores nem sabem o que está acontecendo. Vamos cobrar honestidade do governo”, afirmou o diretor estadual da Apeoesp, Edgard Fernandes Neto.
Ao todo, sete escolas devem ser municipalizadas já em janeiro: EE (Escola Estadual) Professor João de Barros Pinto, EE Professora Maria Penha Manfredi, EE Júlio Nunes Nogueira, EE Louis Joseph Lebret, EE Miguel Ruiz, EE Nicolau Moraes de Barros e EE Odylio Costa Filho.
“Como líder de governo já conversei com Aidan sobre o tema e lutarei pela municipalização. Não tenho a informação de nenhuma demissão e, aproximadamente, seis ou oito escolas estarão municipalizadas até o início do ano que vem”, afirmou o líder de governo, Marcelo Chehade (PSDB).
Desemprego - Além da falta de diálogo, a Apeoesp é contrária à municipalização para preservar o emprego dos professores contratados em regime de ACT (Admissão em Caráter Temporário) – que deverão ser demitidos, caso Aidan mantenha a proposta. O sindicato também defende a manutenção de um sistema de ensino integrado em todo o estado de São Paulo e também considera que a municipalização facilita esquemas corruptos de desvio de dinheiro público.
Fonte: ABCD MAIOR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por contribuir com esse espaço de informação.