Continuação da conversa realizada com Débora Martins
Tendo em vista o papel de referência que a equipe diretiva desempenha, podemos dizer que o desenvolvimento de práticas autenticamente democráticas no interior da escola vai depender, em grande medida, de uma nova postura a ser assumida por essa equipe.
A equipe ajuda quando não impõe, mas propõe, provoca. O provocar é necessário em função da existência de uma lógica para manter as pessoas anestesiadas. É necessário administrar uma tensão no processo: respeito pelo professor e ao mesmo tempo posicionamento, provocação. Na precisa formulação de Makarenko (1888-1939), devemos buscar o máximo respeito e a máxima exigência (1977: 160). Não deixar pairar clima de indefinição na instituição; definir, mesmo que provisoriamente. Depois se necessário, rever; não ter medo de errar.O papel da equipe pode ser comparado ao catalisador na reação química: estar junto, propiciar as condições, mas não fazer pelo outro.
Perfeito, Thays. Penso que se a Equipe Gestora estiver afinada e com clareza de suas funções o trabalho fluirá para uma educação de qualidade: acompanhar, propor, observar,intervir...
Via Facebook por Thays Abreu:
ResponderExcluirContinuação da conversa realizada com Débora Martins
Tendo em vista o papel de referência que a equipe diretiva desempenha, podemos dizer que o desenvolvimento de práticas autenticamente democráticas no interior da escola vai depender, em grande medida, de uma nova postura a ser assumida por essa equipe.
A equipe ajuda quando não impõe, mas propõe, provoca. O provocar é necessário em função da existência de uma lógica para manter as pessoas anestesiadas. É necessário administrar uma tensão no processo: respeito pelo professor e ao mesmo tempo posicionamento, provocação. Na precisa formulação de Makarenko (1888-1939), devemos buscar o máximo respeito e a máxima exigência (1977: 160). Não deixar pairar clima de indefinição na instituição; definir, mesmo que provisoriamente. Depois se necessário, rever; não ter medo de errar.O papel da equipe pode ser comparado ao catalisador na reação química: estar junto, propiciar as condições, mas não fazer pelo outro.
Perfeito, Thays. Penso que se a Equipe Gestora estiver afinada e com clareza de suas funções o trabalho fluirá para uma educação de qualidade: acompanhar, propor, observar,intervir...
ResponderExcluir