Desde 5ª feira que penso em escrever sobre um fato que aconteceu dentro de uma escola pública estadual. Quando lidamos com a internet e com a velocidade das informações é sempre necessário cuidar do quê, do como, do para, das assimilações deformantes, enfim…
Deparei-me na última quinta – feira com um professor que foi mordido por um cachorro dentro da escola em que trabalha quando saia para o seu terceiro turno. O cachorro é parte da escola já está lá faz alguns anos e não sei ao certo se já mordeu outras pessoas e também, muitas vezes, o animal tem tal ação apenas para defender-se quando acha que seu espaço está ameaçado.
A mordida parecia superficial até que chegando ao médico percebeu que o ferimento atingiu a pele, a derme e o musculo. Curativo feito, vacina indicada, remédios receitados…
Naturalmente, por o incidente ter acontecido dentro do espaço de trabalho entende-se que é um acidente de trabalho, não é? Não, não é. A orientação é de que se o ferimento inflamar, se precisar de alguns dias de afastamento, se tiver febre, então, procura-se a direção da escola que deverá autorizar a secretária a relatar o ocorrido e com a assinatura de duas testemunhas e mais alguns documentos inicia-se o processo de acidente de trabalho (essa foi a orientação da diretora).
O professor foi alertado pela diretora de que não estava no seu horário de trabalho, por que será né? Porque nós os professores, achamos que podemos abraçar o mundo, muitas vezes temos ações puramente por termos a consciência do nosso papel na educação dos alunos, por termos clareza da responsabilidade do trabalho na escola pública, por querermos fazer a diferença na formação dos alunos…
Neste dia a única pessoa que estava na escola era a zeladora que prontamente socorreu o professor.
O interessante é que no outro trabalho, do terceiro turno, a responsavel pelos recursos humanos, não titubeou em fazer um CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) já que o professor estava a caminho desse local de trabalho.
O em questão professor ainda não sabe que aprendizado teve com o incidente,mas não vai deixar de fazer o seu trabalho com responsabilidade como sempre fez.
Bem vinda ao nosso mundinho...
ResponderExcluironde seres humanos lidam com as pessoas como se elas nada fossem.
Não respeitando seus direitos.