domingo, 18 de março de 2012

Curiosidade: a busca por conhecer o mundo

Curiosidade: a busca por conhecer o mundo
Débora Martins

A primeira ação de quem tem a curiosidade é a busca por conhecer o mundo. A criança, ainda muito pequena, já apresenta curiosidade em conhecer a vida fora da barriga da mãe: primeiro chora, suga, chora quando tem fome, percebe que tem mãozinha, pezinho, começa a sorrir, ergue o pescoço, vira, quer conhecer o mundo além do berço,andar, falar. Assim vai e a busca por conhecer o mundo parece não terminar nunca. Ainda bem!
Se um grupo de mães inicia uma conversa sobre as peripécias de seus filhos é possível perceber que cada uma quer contar a sua experiência e que cada criança seguiu um caminho diferente para conhecer o desconhecido, para buscar as novidades através da inquietude da curiosidade.
O que vive as crianças com suas mães e/ou famílias não requer conhecimento acadêmico-teórico. É inato. Tudo acontece e cada uma intervém como acredita ser o melhor.
Mas essa curiosidade que colabora para os conhecimentos prévios das crianças é bruscamente podada quando elas precisam adentrar os espaços de educação formal. É como se a descoberta do mundo não fizesse parte do aprendizado e essa criança, que busca o conhecer, deva deixar a sua capa no cabideiro na entrada da escola e retirá-la ao final do período de aula.
 As crianças de hoje não são as mesmas de 40 anos atrás (ainda bem) e como profissionais da educação precisamos entender, estudar, pesquisar e mudar nossos planejamentos de situações de aprendizagem para sala de aula. 
Todas as vezes que preciso retomar essa conversa vem a pergunta: Que criança queremos?
 Numa postura adultocêntrica (que nem sempre é uma decisão voluntária do professor), Weisz (2004) aponta que:
" Do lugar de quem já sabe, define o que é mais fácil e o que é mais díficil para os alunos e quais os caminhos que eles 
devem percorrer para realizar as aprendizagens desejadas.(p.19)
Quando a postura adultocêntrica não é uma decisão voluntária do professor, ainda segundo Weisz,é o ponto de vista que ele adota quando o conhecimento científico disponível no momento ainda não permite observar os saberes dos alunos.
Ora, se a questão de não considerar os saberes dos alunos é o conhecimento disponível no momento estamos próximos de solucionar o problema e propiciar uma educação prazerosa aos curiosos que buscam conhecer o mundo, já que muitas são as formações oferecidas aos professores.
Mas será que passamos pela formação e deixamos a formação passar por nós? 

Para estudar mais:
  •  APPLE, Michael W.Ideologia e Currículo. 3.ed. Porto Alegre:Artmed,2006.
  •  FELDMANN, Marina G.(Org).Formação de Professores e Escola na Contemporaneidade.São Paulo:Editora Senac,2009.
  • WEISZ, Telma;SANCHES,Ana. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem.São Paulo: Ática: 2004. Licença Creative Commons
    O trabalho Curiosidade: a busca por conhecer o mundo de Débora Martins foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição  3.0 Não Adaptada

2 comentários:

Obrigada por contribuir com esse espaço de informação.

Atalho do Facebook

Sobre...

2013 5ª ENEX 5º ENEX 5º Fnex Acervo Revista Ciência Hoje Acessos Administração Municipal Adriana Falcão Amigo Animação Aprender a Aprender aprendizagem Araquém Alcântara Artes Assédio Moral Atividades Educativas Áudio autismo Avaliação Biblioteca Bicudas Bienal blog Blog do Sítio Boas Festas Brasília calvin Campus Party Cecília Meireles Celular Cenp Centro Educacional Pioneiro Charge Cidade dos Meninos Cidade Interativa Ciência e Tecnologia Colégio Caminhar Computador em sala de aula CONAE Concursos Conhecimento Conhecimentos Prévios Contação de Histórias Coordenador Pedagógico Cortinas Creative Commons Cultura Digital Currículo currículo nacional Cursos online Débora Martins Desenho Infantil Desenrolando a fita Deu Paula na TV Dica de Leitura Dicas Dicionário CC Direito Autoral Diversidade Documentário download Drive Thru de Oração e-book EAD eBooks ECA Editor de Imagem educação Educação e Formação Educação e Gripe Educação e Mudança Educação e Trabalho Educação e trabalho em equipe Educação Familiar Educação Inclusiva Educação Infantil Educação Inovadora Educação Pública EducaParty Elie Bajard Ensino de Tempo Integral Escola Escola da Ponte Escola de Governo Escola do Futuro Escola Pública Escola Reflexiva Estágio Facebook Família Feira Literária FENTEC Férias Férias;Material Escolar Fernando Pessoa Filmes Filosofia Folclore Formação Foto Flex Fotografia Fundação Lemann Gadotti Gestão Escolar google Guia da Reforma Ortográfica Helena Negreiros História da Escrita Honoris Causa Imagem Imagens Free Inclusão Inclusão Digital Índio Índio Educa Inquietações Intervenção Isabel Alarcão João Acaiabe jogo da memória Jogos Jogos do Brasil José Manuel Moran José Pacheco Leis Leitura Leitura Digital Leitura e Tecnologia Líder Liderança Líderes em Gestão Escolar Links listas de palavras Literatura livro digital livro virtual Livros livros acadêmicos lixo eletrônico Luciana Trocolli Lula Maria Helena Negreiros Marina Colasanti Matemática MEC Meio Ambiente migração do blog Minhas Anotações Monteiro Lobato Mundo do Sítio Museu Virtual Música O que é um wiki? Online Convert Open Education Week 2012 parceria Paulo Freire Paulo Freiris Pesquisa Pilar Lacerda Pinterest Pipal de Papel Planejamento PNE Poemas e Poesias Política Pública portfolio Prática Pedagógica Prezi Processo Criativo Professores Profissão Educador Progressão Continuada Project Gutenberg Projeto EntreMeios Projeto Político Pedagógico Projetos Prova Brasil REA REA Brasil Reajuste Salarial Rede In_Formação Redes Sociais Reflexão registro respeito Reunião com pais Revista Educação Pública Revista Época Revista Espírito Livre Rio+20 Roteiro de Vídeo Ruth de Aquino Saberes dos Alunos Sala de Aula Santo André Saresp Seminário Sérgio Amadeu SESC Simpósio Caminhar Site Situação de Aprendizagem Software Livre Tablets Tarsila do Amaral Tatiana Belinky Teatro Tecnologia Tecnologia;Lea Fagundes TEDxRio Tempo Tendências Pedagógicas Território do Brincar Trabalho Coletivo TV Escola Twitter Twitter Mix UNB Undime Unesp Uso da internet USP Vídeo Vìdeo Vídeo Educacional Vídeo Educacional; Voxli Webinar Wiki ZooBurst

Livres para pensar...

Pesquisar este blog

Quem sou eu

Minha foto
São Bernardo do Campo, São Paulo, Brazil
Professora, Pedagoga,Psicopedagoga, Mestranda em Educação, esposa, mãe,formadora de professores.

Eu participo....

Postagem Recente...