Uma aluna da ETEC Lauro Gomes - São Bernardo do Campo, abordou-me no farol solicitando uma colaboração($) pois sua turma deseja fazer um projeto e as instituição não tem condições de auxiliar. Perguntei se a escola não possui algum tipo de verba já que é pública e certamente, pelo menos no meu entendimento, deveria receber auxilio do governo estadual/federal. Ela respondeu que o problema é que a instituição recebe 8 mil reail para 6 mil alunos.
De alguma forma os alunos querem estudar e buscar novos conhecimentos, mas será que é a melhor maneira? E os gestores e professores da ETEC, validam a atitude da turma?
Professores do ensino médio e profissionalizante e candidatos, o que pensam sobre o assunto?
O que quero com essa informação é pensar a qualidade da educação pública e não defender esse ou aquele partido político.
Ao meu ver ninguém tem que reclamar de nada, estamos comentando um fato, não uma suposição ou algo implantado, nem tão pouco "picuinhas" políticas...temos que discutir sim, não consigo entender estes reclamões do face, que não acompanham nada da educação e depois postam mensagens...."este é o meu país, sem educação..." e por aí vai, mas postam novela, palavrões, isto sim é conteúdo.E ESTA DISCUSSÃO É POLÍTICA SIM...POIS EDUCAÇÃO DE QUALIDADE SE FAZ COM POLÍTICAS PÚBLICAS, QUE DEPENDE SIM DO PARTIDO QUE GOVERNA SIM! Será que o GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO, observa este fato? Débora vamos usar o nosso papel de formadores de formadores e devolver a questão...A APM é cobrada até hoje, alguém questiona esta "ajudinha" que os pais dão para a escola sem saberem que é um equipamento público e que o ESTADO está abrindo mão do seu DEVER??? Para mim já está mais do que estagnada esta discussão, pois percebo que que em São Paulo, se sofre de uma inércia tamanha e que temo que isto nos leve a uma ditadura!
ResponderExcluirSolange,
ResponderExcluirSe não estou enganada, o governo federal também envia verba para as etecs, não?
Abraços,
Débora
Débora levantar este assunto é um perigo. Como sabes entrei este ano no Estado. E participo ativamente das reuniões de Res da APEOESP. É assustador o quadro que respeita este assunto. Muitas vezes as verbas saem do Estado e chegam à Diretoria.(e ponto) Outras as direções das escolas desviam mesmo, ou utilizam a seu gosto. Não há cobrança ou controle algum deste repasse e sua aplicação final nem pelo Estado, nem pelas D.E.s muito menos pela população. As contas são secretas, quando deveriam ser públicas. E chega-se ao cúmulo de professor@s quando querem uma t.v. por exemplo, para utilizar em sala, levarem de sua casa! Creio que as etecs não estão longe disso...Um abraço.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNão é um quadro lamentável???? Embora vc não queira partidarizar, a questão ideológica define práticas mais democráticas e transparentes...A Lei que determina os conselhos escolares deveria ser MUIIIIIIIIIIIIITO bem fiscalizada por órgãos públicos e pela comunidade escolar...A escola deveria ser um laboratório onde a aprendizagem da participação/controle social fizesse parte do currículo. Se pensarmos bem seria um exercício de liberdade e a quem isso interessa???? Certamente a nós, educadores absolutamente esgotados com as práticas neoliberais dessa escola velha onde os vícios embolorados permanecem...
ResponderExcluirDenise concordo totalmente. A escola deveria ser um laboratório/exercício de participação democrática (apartidário) e não comprometido com o modelo de sociedade vigente (seja ele capitalista, socialista ou outro)...
ResponderExcluirHugo e Denis
ResponderExcluirDe fato a escola deveria ser um exercício para a participação democrática em especial por ser,no caso, pública. Com as contribuições postadas aqui, fiquei "me perguntando" onde estão os Conselhos de Escola e APMs? Não consigo esquecer o rosto da aluna solicitando uma contribuição $$ para realizar o projeto da turma.
Não por acaso, encontrei o documentário La Educación Prohibida, assistam! O foco não é as verbas e sim, no meu olhar, a aprendizagem que estamos/queremos proporcionar.
Olá Débora, como vai?
ResponderExcluirPassei para desejar uma ótima semana da Pátria.
Parabéns pelos textos. A blogosfera é carente de blogs que tenham informações relevantes, e você está contribuindo para que ela se torne cada vez mais rica em conhecimentos. Você faz a diferença!
Obrigado por fazer parte deste universo virtual, obrigado por compartilhar um pouco do que sabe e contribuir para o aprendizado de muitos.
Permita-me deixar o link para o blog Marquecomx, obrigado:
http://www.marquecomx.com.br/
Abraços, fiquemos na Paz de Deus e até breve.