O mundo não é. O mundo está sendo.
Paulo Freire
Paulo Freire
Inspirados nas leituras sobre a Rio+20 e na possibilidade de planejarmos atividades com desafios que proporcionem reflexões de situações que acontecem no cotidiano dentro e fora da escola, resolvemos pensar em algumas atividades para participarmos da discussão “O Futuro que Queremos” com os alunos do Período Integral Opcional do Centro Educacional Pioneiro onde trabalho desde janeiro/2012 no laboratório de tecnologia educacional.
A Rio+20 aconteceu em junho e foi uma oportunidade de olharmos para o “Futuro que Queremos” para os próximos 20 anos. Nossas crianças são pequenas e esse foi o principal motivo para o desenrolar do assunto com eles na escola.
As crianças sabem de coisas que muitas vezes não sabemos que sabem, mas com a oportunidade de colocarem os seus conhecimentos prévios na roda de conversa, acompanhados das mediações pedagógicas dos professores do Período Opcional* , as crianças apresentaram o que pensam sobre a redução da pobreza, igualdade social e cuidado com o planeta.
Para finalizar a atividade o grupo teve a oportunidade de "dar uma volta" no entorno da escola e registrar, através de fotos, seus desejos de mudanças nos próximos 20 anos e o seus desejos de continuidade. Acesse o blog do Opcional e confira aqui as fotos tiradas.
* João Paulo , Silvia Marília de Matos Aguiar, Elaine de Mattos Macedo e Milena Fahl
Débora:
ResponderExcluirvi as fotos.Coisa mais linda!!!
As crianças devem ter curtido muito fazer o trabalho.
Parabéns!!
Bjs
Olá, Fátima
ResponderExcluirAs crianças adoraram!! Foi uma experiência bem interessante.
Obrigada por apreciar o trabalho
Abraços