por Débora Martins
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou o resultados do Ideb 2009 e aponta que as metas de progressão estabelecidas foram superadas.
Então, fica para reflexão: O que acontece que dentro das escolas os alunos apresentam tantas dificuldades de aprendizagem? Como escolas estaduais e municipais dentro do mesmo município apresentam índices díspares?
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O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo Inep em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir num só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.
Os exames externos a fim de aferir resultados somente ou criar como em alguns sistemas de ensino: a meritocracia, nada fará com que o ensino da escola pública avance. Deixo uma pergunta o que as escolas que tiveram uma nota excelente na Prova Brasil, por exemplo, onde estavam os alunos que não são alfabetizados? E os deficientes? Os alunos que não puderam por algum motivo não realizar a prova? Penso que antes de cada exame seja realizada uma leitura da real situação da turma. Estes alunos sumiram no dia da prova?
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