por Débora Martins
Hoje acompanhei a "fala" de um dos “nossos representantes” na TV Senado e registro algumas palavras…
É fato que a educação no Brasil tem um longo caminho a percorrer, porém, não podemos deixar de "marcar" que dentro do que foi proposto nas metas do Ideb o Brasil avançou.
“Nosso representante” citou que precisamos de uma educação igualitária, digo, de qualidade igualitária, penso que todos os envolvidos com a educação pública também a querem. Só que dentro dos "envolvidos com a educação pública" os interesses, muitas vezes, estão à frente dos "alunos. Sim. Trabalhamos com foco nos alunos, não é mesmo?
Seja qual for o instrumento de avaliação é preciso discutir "o como" ajudar os professores a interpretarem os resultados. Hoje, os resultados estão nas mãos das equipes gestoras, dos ministros, dos secretários... e os professores? Como trabalhar os dados com os professores? Muito se fala na valorização do professor (salário, condições de trabalho...)... pensar "o como" os resultados e as avaliações externas adentram os espaços escolares também é importante.
Para saber mais sobre o IDEB clique aqui.
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