A Revista Época da semana publicou uma reportagem sobre “O ensino digital” onde é possível ler uma entrevista com Mark Weston, estrategista educacional da Dell.
Das cinco perguntas respondidas destaco:
Época: Como preparar os professores para essa mudança?
Weston: É preciso ter uma nova formação para os professores. No sistema atual, cada professor é responsável por desenvolver como dar cada conteúdo. Cada um pensa individualmente num esquema de fazer seu trabalho. Uma alternativa é criar um esquema coletivo que funcione para a escola toda, em que cada professor ajude a refinar os métodos do outro e se beneficie.
Fico pensando: não é esse encaminhamento que queremos para tudo na educação mesmo sem o uso da tecnologia? Não é esse o trabalho sugerido quando pensamos em organizar o trabalho pedagógico por projetos? Não é assim que desejamos que a educação caminhe desde a vinda do construtivismo?
É preciso cuidar.A tecnologia não vem acompanhada de uma varinha mágica e resolverá todos os problemas da educação. Os profissionais da educação que não discutem as boas situações de aprendizagens para os alunos terão uma possibilidade considerável de continuar não discutindo.
A tecnologia precisa fazer parte do currículo da escola, pois nada adianta computadores e tudo que os acompanha, sem boas estratégias para o avanço dos alunos.
Seguimos conversando.
Débora Martins
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por contribuir com esse espaço de informação.