Falamos tanto em propiciar uma educação com autonomia aos alunos, que eles precisam utilizar a TIC com responsabilidade e sempre que leio algo sobre as redes sociais, observo que temos um longo percurso pela frente. É muito melhor levá-las para sala de aula como nossas aliadas, do que proibir o uso ou algo do gênero. Penso que as redes sociais potencializam a aprendizagem e assim, como qualquer outra ferramenta, dependerá da mediação do professor.
Propor um trabalho trabalho com os alunos sobre como poderíamos utilizar as redes sociais na escola e fora dela também é o “caminho das pedras.” Fazer uma discussão com os alunos: Como poderíamos utilizar as redes sociais? O poderemos postar? Quais combinados teremos? É possível postar tudo? Como podemos continuar discutindo os conteúdos propostos em sala nas redes sociais? Como poderíamos realizar os trabalhos propostos em sala? Enfim, os alunos precisam refletir como sujeito do processo.
Mas também tenho clareza, que as redes sociais ainda são "tabus" nos espaços de educação formal e precisam ser discutidas como parte do currículo por todos os envolvidos.
Seguimos conversando.
Débora Sebrian propõe essa discussão em Redes Socias na escola potencializam o aprendizado a distância!? – Jovaed – Vale a pena conferir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por contribuir com esse espaço de informação.