Esta é uma atividade que pode ser realizada diversas vezes. Para que ela tenha sucesso, é importante que as crianças já estejam familiarizadas com o uso da calculadora. Propomos que desde o início do ano este instrumento faça parte do material das crianças, para que seja utilizado sistematicamente, para conferir resultados, propor e decifrar desafios etc..
Estando as crianças com as calculadoras em mãos, o professor “dita” um número inicial (80, por exemplo), que deve ser “digitado” por todos. Em seguida, o professor desafia os alunos a, com apenas uma operação, transformar este número em outro:
- Como vocês podem transformar o 80 em 84, fazendo apenas uma operação? (fazendo + 4)
- Como vocês podem transformar o 80 em 4, fazendo apenas uma operação? (fazendo - 80)
- Como vocês podem transformar o 80 em 180, fazendo apenas uma operação? (fazendo + 100)
Depois de ter feito esta atividade diversas vezes com as crianças, o professor pode adaptá-la em uma lição impressa:
Que operação preciso fazer para transformar o 800 __________________________________________ 80 __________________________________________ 85 __________________________________________ 8 __________________________________________ |
Dica: deixe o aluno pensar em sua hipótese para resolver a atividade proposta e depois solicite que socializem com os colegas.
Gostei da dica!
ResponderExcluir