ATIVIDADES EDUCATIVAS
O MAE, por meio do Serviço Técnico de Musealização da Divisão de Difusão Cultural, oferece diversos programas gratuitos de atendimento junto aos seus diferentes públicos.
As atividades voltadas para o público escolar são oferecidas gratuitamente para professores do ensino médio, fundamental, e superior, de escolas públicas e/ou privadas.
O objetivo destas atividades é demonstrar que o Museu tem possibilidade de atuar como laboratório pedagógico experimentando e propondo formas alternativas de ensino e aprendizagem. Além disso, pretende apresentar e vivenciar ações educativas referentes à relação entre Museu e Escola, assim como possibilitar aos professores participantes o conhecimento dos materiais pedagógicos elaborados pelos educadores do MAE/USP, colocando-os à disposição para o seu uso em sala de aula.
ORIENTAÇÃO PARA PROFESSORES
Orientação para os professores conhecerem e utilizarem a exposição “Formas de Humanidade” junto com seus alunos:
Oferecida mensalmente, este treinamento tem como objetivo, a apresentação e a discussão da exposição "Formas de Humanidade", dos seus conceitos unificadores e dos roteiros de visitas monitoradas. O professor que participa do treinamento tem condições de selecionar o roteiro de visita mais apropriado para seus alunos, preparando-os para dar continuidade à mesma na sala de aula.
O treinamento é condição prévia para o agendamento das visitas monitoradas dos alunos destes mesmos professores. O limite máximo de participantes são 15 professores em cada treinamento.
Nele são oferecidos os seguintes materiais:
· Apostila de textos básicos sobre os principais conceitos utilizados em nossa exposição e material bibliográfico atualizado a respeito da mesma;
· Apostila referente aos conteúdos dos setores da exposição.
O professor pode, se quiser, xerocar o material do treinamento.
Para os interessados também, o MAE vende, em sua loja, o Guia Temático Para Professores, que contém ilustrações e atividades a respeito dos setores “Origens e Expansão das Sociedades Indígenas” e “África: Culturas e Sociedades”.
Após a participação o professor poderá visitar o MAE com duas classes, uma de cada vez, e seus alunos receberão monitorias em um dos Setores da Exposição “Formas de Humanidade”, o qual é escolhido previamente por ele.
Orientação para os professores conhecerem e utilizarem “kit” pedagógico de objetos arqueológicos e etnográficos:
Este material pedagógico consta de objetos arqueológicos e etnográficos, painéis sobre a produção de alguns destes objetos e textos teóricos contextualizando os objetos.
Oferecida mensalmente. Após a participação nesta atividade o professor poderá levar emprestado para suas escolas este material didático, por quinze dias. Posteriormente, o professor que o utilizar é convidado a apresentar o trabalho que realizou com seus alunos para seus pares, em data previamente marcada.
Orientação para professores conhecerem e utilizarem a Valise Pedagógica “Origens do Homem”:
Este material pedagógico trata do tema do trabalho do arqueólogo (inclusive com demonstrações a respeito de uma escavação arqueológica) e do processo de hominização ocorrido na Pré-História. Por meio de gavetas com propostas lúdicas, contém também réplicas de crânios e ferramentas dos antigos homens pré-históricos. Esta atividade é oferecida semestralmente. Após a participação, os professores levam emprestado para as suas escolas este material didático, por quinze dias.
VISITAS À EXPOSIÇÃO “FORMAS DE HUMANIDADE”
Visitas monitoradas
Estas visitas são realizadas a um dos Setores da Exposição, escolhido previamente pelo professor, para uma classe cada vez e só poderão ser agendadas após a participação do professor na Orientação para Professores.
Horário das visitas: das 10h00 às 12h00 e das 15h00 às 17h00
Visitas livres
Estas visitas poderão ser agendadas mesmo que o professor não tenha participado da Orientação. O número máximo para este tipo de visita é de 90 alunos.
Horário das visitas: das 08h30 às 10h00 e das 13h30 às 15h00
SALA PARA PROFESSORES PAULO FREIRE
É um espaço que visa integrar o trabalho que o professor realiza com os seus alunos e as possibilidades de construção de conhecimento a partir da ação educativa em museus.
O professor terá acesso aos seguintes itens:
1. Bibliografia sobre:
Museu e Educação
Museologia
Patrimônio Cultural
Educação Patrimonial
Temas da Exposição de “Formas de Humanidade”
Atividades Educativas em diferentes museus do Brasil e do mundo
2. Apoio pedagógico: professores recebem assessoria dos educadores do STM para a preparação de visitas ao MAE
3. Palestras, Mesas Redondas, Oficinas e Cursos
MATERIAL DIDÁTICO PARA PROFESSORES
Guias temáticos para professores
São seis volumes sendo cinco relacionados aos Setores/Módulos da Exposição “Formas de Humanidade” (Origens e Expansão das Sociedades Indígenas; Manifestações Sócio Culturais Indígenas; África: Culturas e Sociedades e Mediterrâneo I: Grécia e Roma, Mediterrâneo II e Médio Oriente: Egito e Mesopotâmia e um relacionado à Exposição Temporária Brasil 50 mil anos: uma viagem ao passado Pré-Colonial (exposição realizada em Brasília entre setembro/01 e março/02).
. Este material é composto por:
-texto teórico sobre o tema do Setor/Módulo
-sugestões de atividades educativas para professores e alunos realizarem antes, durante e depois da visita à Exposição e
-pranchas com fotos de alguns dos objetos da exposição.
Valise Pedagógica “Origens do Homem”
Contém material para se trabalhar questões relacionadas ao perfil do Trabalho do Arqueólogo e sobre o Processo de Hominização (para empréstimo, após o professor receber orientação detalhada).
“Kit” de objetos arqueológicos e etnográficos
Este material didático pode ser emprestado para professores após receberem orientação detalhada. Ele contém:
Objetos arqueológicos e etnográficos
Painéis sobre a produção de objetos contidos no “kit”
Textos que contextualizam os objetos acima
Texto contemporâneo ao uso de um dos objetos
Sugestão de atividades pedagógicas
“Kit” de objetos infantis indígenas
Ele poderá ser emprestado após a orientação detalhada de uso. Ele contém:
Objetos/brinquedos infantis
Painéis fotográficos sobre contato entre culturas e sobre socialização das crianças indígenas de algumas aldeia
Vídeo sobre as crianças da Aldeia Krukutu (Parelheiros, SP)
Texto para a contextualização dos objetos do “kit”
Sugestões de atividades educativas
PÚBLICO NÃO ESCOLAR
TERCEIRA IDADE
O trabalho educativo com o público da Terceira idade vem sendo realizado desde 1996. O Projeto Patrimônio Cultural e Memória: a Terceira Idade no MAE/USP, é aplicado primeiramente na sede do grupo com o qual se trabalha e posteriormente se realiza uma visita orientada ao MAE a qual é acompanhada por uma oficina de desenho ou argila.
São oferecidas também, mensalmente, Visitas Orientadas para um grupo especialíssimo, atividade oferecida pelo MAE dentro do Projeto da “Universidade aberta para a Terceira Idade” da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP. Esta atividade tem como objetivo principal instigar os visitantes a conhecerem diferentes culturas em diferentes tempos e lugares a partir da Exposição “Formas de Humanidade”. Após a visita à exposição é realizada uma oficina com propostas diversas.
As inscrições podem ser feitas individualmente; grupos de amigos ou grupos institucionais.
As visitas serão realizadas com o mínimo de 05 e o máximo de 20 pessoas.
FÉRIAS NO MAE
Nos meses de janeiro e julho é oferecida, para crianças e jovens, uma programação diversificada que envolve, além de oficinas, atividades educativas e lúdicas na Exposição “Formas de Humanidade”.
Grupos: mínimo de 05 e máximo de 20 pessoas; as inscrições podem ser feitas por telefone.
COMUNIDADE SÃO REMO
Ação educativa realizada junto à Escola de Educação Infantil da Comunidade São Remo, visa aproximar uma clientela que está distante do universo museológico. Esta atividade é realizada na própria comunidade e também na Exposição “Formas de Humanidade”, constando de visitas e oficinas.
Todas estas atividades devem ser agendadas previamente pelo telefone:
3091-4905, com Cida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por contribuir com esse espaço de informação.