Segue outra reportagem que prova que muitos reproduzem o que leem sem ao menos compreenderem o que realmente “mudou” ( se é que mudou…)
Como sugestão, segue o documento atualizado em 16 de setembro de 2009: PASSO A PASSO DA IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS
Obs.: Para ler ou baixar o documento é só clicar no link acima.
08/11/2009 - 09h45
Ensino fundamental de nove anos sacrifica lazer, dizem
RICARDO WESTIN
da Folha de S.Paulo
Das escolas que já adotaram o ensino fundamental de nove anos, parte fez a adaptação impondo pesados sacrifícios às crianças mais novas.
Pesquisas em diferentes Estados mostram que nessas escolas os alunos de seis anos perderam parte considerável do tempo destinado a brincadeiras e atividades ao ar livre. Agora ficam debruçadas sobre livros, exercícios e até provas.
Especialistas alertam que isso pode ter efeito devastador no desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças.
As escolas hoje dividem o ensino fundamental em oito séries. No ano que vem, todas --públicas e particulares-- deverão seguir a lei que prevê a reorganização em nove anos.
O ano extra foi colocado no início do ciclo. A criança passará a entrar no ensino fundamental com seis anos, não mais com sete. Assim, quem ia para a pré-escola irá para o primeiro ano. A primeira série se transformará no segundo ano.
Muitas escolas se adiantaram e já seguem a lei. O problema é que algumas limitaram-se a impor às crianças de seis anos os mesmíssimos conteúdos que antes ensinavam às crianças de sete. Os esforços se concentram em ensiná-las a ler, escrever e fazer contas. As brincadeiras, comuns na velha pré-escola, ficaram em segundo plano.
As professoras e pesquisadoras Iraíde Marques de Freitas Barreiro (da Unesp em Assis), Maria Silvia Librandi da Rocha (da PUC de Campinas) e Catarina Moro (da UFPR em Curitiba) chegaram a conclusões parecidas ao estudar escolas que já adotam o novo modelo.
"As atividades lúdicas ficaram restritas ao recreio, que não raramente dura 15 minutos", diz Maria Silvia. "A criança tem seis anos, mas já é tratada quase como adulto, com muita cobrança", afirma Iraíde.
Um dos problemas é o fato de os professores não terem sido preparados para conduzir essa nova turma. Seguem mais o modelo da primeira série que o da pré-escola, sem o devido equilíbrio, por pressão de pais que desejam a alfabetização precoce e por pressão do sistema educacional --a Provinha Brasil avalia crianças de sete anos, do novo segundo ano.
"Antes era o professor da segunda série que cobrava o da primeira para que os alunos chegassem alfabetizados. Agora é o professor do segundo ano que pressiona o do primeiro", afirma Catarina, da UFPR.
O MEC confirma a falha dos colégios. "Estamos oferecendo orientações, explicando que o brincar é importantíssimo", diz a secretária de Educação Básica, Maria do Pilar Lacerda.
Ela esclarece que o resultado da Provinha Brasil não é divulgado e, mesmo sendo negativo, não gera punições. Serve apenas para orientar a escola.
Outro problema apontado pelas pesquisadoras é a falta de adaptações e reformas nas escolas para receber adequadamente às crianças de seis anos.
Endereço da página:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u649321.shtml
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