Acredito que cada um, família e escola, tem o seu papel em prol da educação. Porém observo que ambos, em algumas situações, passam muito tempo buscando o culpado pelo não aprendizado dos alunos/filhos. Sempre questiono-me: O que seria deixar a educação para a escola? Qual é o papel da escola? Qual é o papel da família? Enquanto professora, como gostaria que os pais participassem da vida escolar dos alunos? Qual olhar tenho para o Conselho de Escola/APM atuante? Gosto dos pais auxiliando na escola?
Os alunos que frequentam a escola de período integral, por exemplo, passam a maior parte do tempo na escola. A escola nesse caso, é o único lugar diferente de sua casa que ele convive... é uma referência para sua formação.
Em minhas andanças, ouço muitas reclamações, muitos discursos e pouca prática.Ao mesmo tempo, não acho que a tomada de consciência seja rápida para as mudanças...e o que move o meu trabalho é justamente a lentidão para as mudanças. É observando a reflexão dos professores que planejo como eles farão para mudar aquilo que consideram como verdades absolutas. A questão rodeia sobre: Como transpor para prática tantas reflexões??? Dizer que os profissionais não são reflexivos não é uma verdade. Será que não são propostas muitas reflexões e quando acontece o "desequilibrio" não existe um auxilio para o "equilibrio??"
Fala-se muito em reflexão, mas nem sempre no ambiente escolar o professor sente-se realmente confortável para externar o que pensa... motivos??? Vários. Desde vergonha até situações muito mais graves.
Existe uma lenda: Eu proponho, logo todos entendem, refletem e transformam em ação. Ao meu olhar: Eu proponho, logo todos entendem de acordo com seu conhecimento/interesse, refletem sobre a mesma condição e não transformam em ação.
Existe uma lenda: Eu proponho, logo todos entendem, refletem e transformam em ação. Ao meu olhar: Eu proponho, logo todos entendem de acordo com seu conhecimento/interesse, refletem sobre a mesma condição e não transformam em ação.
Penso que é necessário acompanhar as reflexões e direcioná-las para a ação. Isso não significa que as pessoas não podem ter autonomia de pensamento, muito pelo contrário, a diversidade colabora muito para que nossos alunos possam fazer a diferença nesse "mundão"... mas para questões voltadas para o ambiente escolar se faz necessário objetivos claros.
Se todos estão preocupados em formar alunos para mudar o mundo, o que anda acontecendo que as ações planejadas nem sempre são colocadas em prática??
Concordo plenamente que é necessário investir na formação dos professores. É necessário "alinhar" os conhecimentos para que todos os envolvidos no ambiente escolar alcancem os mesmos objetivos com os alunos.
Mas também penso que os professores são os próprios responsaveis por sua formação para que possam argumentar o seu ponto de vista,discordar das propostas,mediar o ensino e a aprendizagem dos alunos, dialogar com a comunidade escolar e inclusive discordar das tecnologias... aliando teoria e prática.
Celso Vasconcellos aponta a seguinte fala em um de seus livros: "A questão é a seguinte: o professor, se quer ser efetivamente professor, deve trabalhar com a realidade que tem em sala de aula; não adianta ficar se lamuriando, entrando em escapismos. São estes os alunos e com eles tem de trabalhar; é esta a escola, é este o país. Este é o contraditório ponto de partida."
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