Por Débora Martins
O aluno Dener de Santo André foi contemplado com o prêmio do programa Soletrando, o que não é novidade para os que gostam de acompanhar o Quadro.
Quando o menino retornou para sua casa, para a escola, para a cidade foi recebido como um herói afinal representou a cidade, o estado num programa de canal aberto acompanhado por milhares de pessoas.
Alguns validaram as ações. Outros questionaram. Outros ainda questionam:
Quem foi o professor da escola estadual que começou a realizar o trabalho? Quem foi o responsável pela inscrição do aluno no quadro do programa? Quem deve ter o nome citado no jornal regional? Quem isto? Quem aquilo? Quem realmente planejou a atividade pedagógica na escola?
E eu questiono: Qual o nosso verdadeiro papel de educador?
Quantos alunos passam pela nossa sala de aula, tornam-se profissionais excelentes, frequentam ótimas universidades, ganham prêmios e nem sempre lembram que fizemos parte de sua educação algum dia. Não considero que isso seja o fim do respeito pelo professor. Penso que nesse momento não interessa quem fez ou não fez. O importante é nossa responsabilidade pela educação pública de qualidade. O importante é o trabalho que realizamos com seriedade e que de alguma forma colaborou para o bom desempenho de Dener.
Cuidado! Não deixe que as mídias tomem conta do nosso verdadeiro papel de educador e como diria Cortella: “Faça o seu melhor”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por contribuir com esse espaço de informação.