quarta-feira, 29 de junho de 2011
Dica de leitura: Romeu e Julieta
terça-feira, 28 de junho de 2011
Projetos da Escola
sábado, 25 de junho de 2011
Dica de Teatro: “Contarolando”
“CONTAROLANDO”
Contando Histórias e Cantarolando Cirandas
“Contarolando “ é um musical infantil que reuni cantigas e cirandas da nossa infância.
Essa é a versão comemorativa dos 10 anos do sucesso e é bem fiel a original guardando apenas surpresas cênicas de uma grande produção com mais artifícios para encantar as crianças e os adultos.
Sempre com muito humor e alegria, além das tradicionais histórias infantis, o grupo aborda conceitos importantes como convivência harmoniosa, higiene, respeito aos animais, responsabilidade com seus pertences e, sobretudo, certeza de que a nossa memória é o bem mais precioso que possuímos e que ela não está somente em objetos ou lembranças mas, principalmente, dentro dos nossos corações.
Sábados e Domingos – 16 horas
Vale a pena conferir.
Nós já conferimos e adoramos!
Ficha Técnica:
Texto : Carolina Loback
Direção: Frederico Reder
Diretor Assistente: Cleber Tolini
Elenco: Adriana Fonseca, Ana Saguia, Daniel Costa e Luiz Paccini
Swings: Diego Rosas e Vanessa Moraes
Direção Musical e Aranjos: Edu Capello
Produção Executiva: Mariana Reder
Produção Geral: Juliana Reder
Realização: Brainstorming Entretenimento
terça-feira, 21 de junho de 2011
Entrevista: Kátia Zavanella
Compartilho com todos a conversa com Kátia Zavanella[1] Diretora Pedagógica do Colégio Caminhar. Ela conta sobre o trabalho que realiza na escola, o V Simpósio de Alunos que acontecerá na próxima semana e partilha dicas para professores que gostariam de planejar um Simpósio com seus alunos.

A obra Entrevista: Kátia Zavanella de Débora Martins foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em educacaolivreparapensar.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em educacaolivre@globo.com.
Para pensar…
Só denunciar não basta. É preciso anunciar. Anunciar as
soluções. Anunciar as saídas.Essas saídas geralmente não são
solitárias,são em cooperação. (Luiza Helena Christov)
domingo, 19 de junho de 2011
Mais do Mesmo
A Revista Época da semana publicou uma reportagem sobre “O ensino digital” onde é possível ler uma entrevista com Mark Weston, estrategista educacional da Dell.
Das cinco perguntas respondidas destaco:
Época: Como preparar os professores para essa mudança?
Weston: É preciso ter uma nova formação para os professores. No sistema atual, cada professor é responsável por desenvolver como dar cada conteúdo. Cada um pensa individualmente num esquema de fazer seu trabalho. Uma alternativa é criar um esquema coletivo que funcione para a escola toda, em que cada professor ajude a refinar os métodos do outro e se beneficie.
Fico pensando: não é esse encaminhamento que queremos para tudo na educação mesmo sem o uso da tecnologia? Não é esse o trabalho sugerido quando pensamos em organizar o trabalho pedagógico por projetos? Não é assim que desejamos que a educação caminhe desde a vinda do construtivismo?
É preciso cuidar.A tecnologia não vem acompanhada de uma varinha mágica e resolverá todos os problemas da educação. Os profissionais da educação que não discutem as boas situações de aprendizagens para os alunos terão uma possibilidade considerável de continuar não discutindo.
A tecnologia precisa fazer parte do currículo da escola, pois nada adianta computadores e tudo que os acompanha, sem boas estratégias para o avanço dos alunos.
Seguimos conversando.
Débora Martins
sexta-feira, 17 de junho de 2011
Fotografaço
Fotógrafos promovem fotografaço contra a exigência de autorização para fotografar nas ruas de Paranapiacaba.
Clique aqui e fique por dentro da história.
Data: 19/06/2011
Horário: 12h
Local: Posto de Saúde Paranapiacaba
Segue a lei publicada no site da Prefeitura de Santo André;
Autorização de fotos e filmagens em Paranapiacaba
Por se tratar de um patrimônio histórico, tombado em nível nacional, estadual e municipal, a Vila de Paranapiacaba exige, conforme o artigo 73 da Lei 9.018/2007, que os interessados em realização de filmagens e fotos no local obtenham autorização prévia. Esta autorização é expedida pela Gerência de Projetos da Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba. O prazo mínimo de solicitação é de uma semana.
No caso de as fotos e imagens terem destinação comercial, publicitário ou jornalístico é necessário ainda recolher uma taxa, a título de uso de imagem. Todos os recursos arrecadados com esta taxa são destinados ao Fundo de Gestão do Patrimônio Histórico de Paranapiacaba, sendo destinados exclusivamente para a manutenção e restauro de imóveis da Vila.
Para mais informações sobre a autorização, os interessados devem entrar em contato com a Gerência de Projetos através do telefone 11 4439-1315 ou dos endereços eletrônicos cgcamargo@santoandre.sp.gov.br e vmmoreira@santoandre.sp.gov.br.
Abaixo o conteúdo da lei 9.010/2007
Lei 9.018/ 2007
CAPÍTULO II
DO USO DA IMAGEM DA VILA DE PARANAPIACABA
Art. 73. As filmagens, fotografias e outras formas de exploração de imagem referente à paisagem cultural na área da Zona Especial de Interesse do Patrimônio de Paranapiacaba, para fins comerciais, publicitários ou jornalísticos,
serão permitidas mediante:
I - autorização emitida pela Prefeitura de Santo André, com assinatura do respectivo Termo de Compromisso;
II - doação de quatro exemplares do produto publicitário gerado, à Prefeitura de Santo André, nos quais deverão conter informações referentes à Vila de Paranapiacaba;
III - pagamento da respectiva taxa.
Parágrafo único. Para uso institucional, cultural ou artístico não será cobrada a taxa prevista no inciso III deste artigo
Fonte: http://www2.santoandre.sp.gov.br/page/5621/49 acessado em 16/06/2011 às 23:49
quinta-feira, 16 de junho de 2011
Remix e Autoria–Pedro Demo
A internet veio para ficar, certamente. Melhor que reclamar, é saber usar bem. Para muitos professores a internet continua sendo grande dor de cabeça, seja porque os alunos copiam tudo aí, seja porque eles se contentam com textos superficiais ou insignificantes, seja porque se aproveitam de contatos virtuais para fazer em grupo o que deveriam fazer sozinhos... No entanto, existe o lado positivo: pode-se pesquisar na internet, usando-a como repositório de materiais pertinentes, desde que se saiba procurar e manusear; pode-se buscar informação exigida, por vezes em ambientes de grande abundância e alternativas; podem-se cultivar textos multimodais (mesclando texto impresso com imagem, som e animação). O olhar crítico é imprescindível, porque educador não poderia abdicar disso, em hipótese alguma. É decisivo, porém, educar o aluno para o bom uso da internet.
segunda-feira, 13 de junho de 2011
domingo, 12 de junho de 2011
Redes Sociais na Escola
sábado, 11 de junho de 2011
Crise de imagem nas redes sociais
Compartilho indicação de Bruna Damas: trabalho realizado pelo 5° semestre de Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo.
O vídeo foi produzido pela Produtora Criare (união das Agências Cer e Vision), abordando as crises de imagem as quais uma organização está sujeita e que podem, inclusive, ser amplamente divulgadas nas redes sociais, aumentando exponencialmente o problema.
quinta-feira, 9 de junho de 2011
Vídeos–Turma 32
Compartilho os vídeos produzidos pelas professoras da Turma 32 do Projeto EntreMeios que é uma parceira entre a Escola do Futuro da USP e a Prefeitura de São Bernardo do Campo.
Um dos objetivos da formação presencial de professores é que apropriem-se das tecnologias de infomação e comunicação em seu cotidiano e também em suas práticas pedagógicas.
A formação aconteceu em maio de 2011 na EMEB Edson Danillo Dotto com Mediação Pedagógica de Débora Martins e Orientação Tecnológica de Bruno Paduin.
Romero Britto
Família e Escola
Qualidade de Vida
Projeto Água
quarta-feira, 8 de junho de 2011
Sabedoria Popular

A obra Sabedoria Popular de http://educacaolivreparapensar.blogspot.com/2011/06/sabedoria-popular.html foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em educacaolivreparapensar.blogspot.com.
E vale lembrar que dispositivos moveis são uteis mesmo no trânsito.
terça-feira, 7 de junho de 2011
Projeto kelix-Kit Escola Livre
Assisti no Programa “O mundo da leitura” uma entrevista sobre o Projeto Kelix. Achei interessante principalmente por propiciar o uso do software gratuito. Segue breve histórico:
O projeto Kelix (Kit Escola Livre) consiste na organização de uma coletânea de softwares gratuitos, principalmente educacionais, desenvolvidos sob a licença GPL (GNU Public License), reunidas em uma distribuição Linux, a ser disponibilizado para ser utilizado em iniciativas de informática educativa e inclusão digital, na busca de facilitar e disponibilizar o acesso à tecnologias educacionais e inclusivas nas escolas, telecentros e laboratórios relacionados, proporcionando o uso da informática como aliada ao processo educacional e de libertação tecnológica, permitindo aos indivíduos excluídos digitalmente o acesso a instrumentos que possam tornar a iniciação à estas tecnologias mais atrativa e produtiva.
O Projeto Kelix foi oriundo do projeto de extensão Software Livre e da experiência junto ao projeto Mutirão pela Inclusão Digital da Universidade de Passo Fundo na busca de uma solução tecnológica livre para atender a demanda de software educacional e de apoio à formação de cidadãos críticos, produtores de conhecimento e criativos. Durante o percurso destes projetos constatou-se a necessidade de softwares direcionados ao cunho educacional, com ferramentas "livres e pela liberdade".
Para saber mais: Kelix
Sobre Projetos…
Já sugeri por aqui a leitura do livro Tecnologias e currículo: trajetórias convergentes ou divergentes? e hoje aproveito para compartilhar um trecho interessante para a reflexão sobre Projetos:
"O desenvolvimento do projeto serve como pano de fundo para o aluno realizar atividades e explicitar seus conhecimentos, criando situações concretas e oportunidades para o aluno "aplicar conteúdos", e não "ser ensinados sobre conteúdos". É uma maneira de contextualizar o processo de uso do conhecimento e propiciar ao aprendiz a chance de poder atribuir significado ao conceito que está sendo trabalhado, além de criar oportunidades para desenvolver habilidades sobre como resolver problemas, sobre estratégias, criatividade, pensamento crítico, trabalho em grupo, cooperação com outros colegas e com especialistas. (p.73)
segunda-feira, 6 de junho de 2011
PROGRAMA DE RÁDIO POVINHO DE KETU
As afracanidades brasileiras mais perto de você através de uma série de 6 programas que forma e informa.
O Programa de Rádio Povinho do Ketu conta com os seguintes patrocínios: Petrobrás, ARPUB, Lei de Incentivo à Cultura e Ministério da Cultura
Ouça os programas:
PROGRAMA 01
PROGRAMA 02
PROGRAMA 03
PROGRAMA 04
PROGRAMA 05
PROGRAMA 06
Apoio: Secretaria de Cultura de Diadema, Secretaria de Educação de Diadema, Rádio Scratch, Capoeira Angola No Fio da Navalhoa, Luzir, Balaco, Mazza Edições, Carla Zulu Produções, Zulu Nation Brasil, Amélia Cardoso Produções, Gi-Oliveira Artes Gráphicas, Casa de Umbanda Zezinho Baiano, Manaxica Produções, Straube Produções Musicais e Conecta Print.
Realização: Zulu Nation Brasil, Kiusam Produções.
Contato: povinhodeketu@gmail.com
Ficha Técnica:
Criação e Direção Geral: Kiusam de Oliveira
Direção Musical: William Paiva
Música Tema: Kiusam de Oliveira (letra) William Paiva (arranjo)
Cantores Convidados: Amélia Cardoso, Sapopemba e William Paiva
Coral Infantil Straube Produções Musicais: Gabriel Loiola Pereira, Lais Helen do Nascimento, Leandro Sagásio do Nascimento, Maria Rita Piveta Fujimori, Raquel Zaia, Vctoria Nunes de Barros, Vitor Daishi Ito, Vivian Lena Ito
Roteiro: Antonio Franco e Kiusam de Oliveira
Cenário: Rose Vilhen
Técnico de Som e Sonoplastia: DJ Big Edy
Pesquisadora das Brincadeiras Afro-Brasileiras: Marina Duarte
Técnica de Programação: Mônica Martins do Nascimento
Fotógrafo: Mauro Pedroso
Ilustrador: Josias Marinho
Secretária: Elisabeth Gimenez
Locução: Carla Zulu e DJ Big Edy
Bate-Papo: Babalorixá Rogério de Oxum, Egbomi Kiusam d'Oxóssi, Rosimeire Mantovan, Matilde Ribeiro, Mislene Pereira, Glória de Jesus Lima e Iyalorixá Emília d'Oyá. Entrevistadora: Kiusam de Oliveira
Ciranda da Vida: Aprenda Brincando: Aisha Dandara Alves da Silva, Ana Luiza Correia e Silva, Carla Zulu, Iasmin de Oliveira Piceli, Kayo Odê de Oliveira, Kiusam de Oliveira, Nídia Zampieri Correia , Victoria Alves da Silva. Textos: Kiusam de Oliveira
Censurados:Segredos Revelados-Professoras Glória de Jesus Lima e Mislene Pereira
Instrumentos de Capoeira: Contramestre Cenora
Histórias recontados do livro "Omo-Oba: Histórias de Princesas", de Kiusam de Oliveira
Trilha Musical da Programação: Tecnomacumba, de Rita Ribeiro; Soul Nego, de Marcello Santos (Caravana Cultural); Kalimba, de Décio Gioielli; Capoeira Angola No Fio da Navalha, do contramestre Cenorinha; Coletânia Pró-Haiti e Banda Giramundo
Recursos Gráficos: Studio Gi-Oliveira AQrtes Gráphicas
Realização: Zulu Nation Brasil
Produção: Kiusam Produção
sábado, 4 de junho de 2011
Saiba como programar seus tuítes
Testei e Gostei. Fica a dica.
Abraços,
Débora Martins
Saiba como programar seus tuítes
DE SÃO PAULO
Se tuitar faz parte das suas atividades diárias, é bem provável que em algumas situações você não possa fazer uma publicação, já que não tem acesso a internet. Uma das maneiras de resolver esse problema é usando programas como o Twuffer.
O serviço permite que você, por exemplo, programe alguns tuítes para cumprimentar um aniversário ou fazer um anuncio semanal em um determinado horário. Outra situação boa para uso é quando você pretende falar com pessoas que acessam o Twitter em horários que não são compatíveis com o seu.
O funcionamento do serviço é muito simples. Acesse o site e informe suas credenciais do Twitter. Nos campos apropriados digite o texto do tuite e escolha a data e horário que ele será enviado.
José Antonio Ramalho é escritor, jornalista e fotógrafo. Publicou 108 livros sobre tecnologia, mitologia grega e fotografia, traduzidos para o inglês, espanhol, polonês, indonésio e chinês. Ganhou dois prêmios de jornalismo técnico. Twitter @joseramalho
Endereço da página:
http://www1.folha.uol.com.br/colunas/canalaberto/924994-saiba-como-programar-seus-tuites.shtml
Links no texto:
@joseramalho
http://www.twitter.com/joseramalho
canalaberto@uol.com.br
mailto:canalaberto@uol.com.br
Atalho do Facebook
Sobre...
Livres para pensar...
Pesquisar este blog
Quem sou eu

- Débora Martins
- São Bernardo do Campo, São Paulo, Brazil
- Professora, Pedagoga,Psicopedagoga, Mestranda em Educação, esposa, mãe,formadora de professores.
Eu participo....
Postagem Recente...
- Leitura e Espaço: Elie Bajard - 7/29/2013
- Experiências Inovadoras na Educação - José Pacheco - 1/10/2013
- Dica de Leitura - 1/3/2013
- Bem-Vindo 2013! - 1/2/2013
- Sobre, Sobre, Sobre... - 11/29/2012