Que concepção norteia o meu trabalho?
Débora Martins
Gostaria de convidá-los para uma reflexão sobre as atividades planejadas nas escolas.
Sabemos que na educação existem diversas concepções pedagógicas de ensino e quando observamos as práticas dos professores em sala de aula, no planejamento ou em qualquer situação pedagógica dentro do ambiente escolar, vemos que, por trás de suas ações, há sempre muitas ideias que os orienta. Como diria Telma Weisz: “Mesmo quando ele não tem consciência dessas ideias, dessas concepções, dessas teorias, elas estão presentes.”
Hoje, o que norteia o trabalho da SEE é o Programa Ler e Escrever acompanhado de uma concepção que não prevê que o aluno memorize e fixe informações apenas transcrevendo-as como espelho da língua. Entendo que a proposta sugere que o aluno agregue conhecimentos aos já existentes através de um processo de transformação.
O processo de transformação e construção do conhecimento requer a intervenção constante do professor, porém muitos se perdem na prática educativa por não saber o que orienta de fato sua ação.
Outra situação muito presente no ambiente escolar é que muitos professores acreditam que em língua portuguesa o aprendizado é um processo e em matemática é necessário memorizar e repetir diversas vezes as comentadas “continhas”: mais, menos, vezes e dividir.
Sem mais delongas...
O que norteia o trabalho pedagógico dos professores nas escolas públicas?
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