terça-feira, 1 de março de 2011

Uso do celular: Falar ao telefone já é quase uma função secundária

Uso do celular: Falar ao telefone já é quase uma função secundária

Tatiana Serra

Seja em casa, na escola, no trabalho, “na chuva, na rua, na fazenda ou numa casinha de sapê...” Em todos os lugares e situações, tem sempre um celular tocando... E também funcionando como aparelho de som, como máquina fotográfica e como computador. Na mesma velocidade em que a tecnologia evolui, novos recursos facilitadores aparecem e, em contrapartida, surgem novas dificuldades para saber como lidar com essas novidades que invadem nosso cotidiano.

Quando começamos a nos acostumar com as mudanças que a tecnologia causa em nosso comportamento, lá vêm mais lançamentos que não se resumem em apenas modernos equipamentos, mas sim em transformadores de uma sociedade. Exagero? Basta observar nosso dia a dia para notar a presença desses invasores.

O celular é, de longe, uma das maiores invenções da humanidade. Palavra de usuária! Outro exagero? Basta ficar umas horas sem celular para perceber a importância que se dá a ele. Nem precisa chegar a tanto; a ameaça de ficar sem bateria no decorrer do dia já é o suficiente para entrarmos em pânico. É melhor, então, admitir que hoje somos totalmente dependentes de um aparelhinho que não mede nem um palmo e ainda pode nos deixar na mão a qualquer momento. Como entender o ser humano? Isso fica para outra hora...

Se controlar quanto ao uso do celular já é difícil, controlar o outro então parece impossível! Desde que o celular invadiu nosso cotidiano, vimos perdendo a noção de individualidade, privacidade, bom senso e educação. Falar com alguém a qualquer momento, acessar a internet e navegar pelo mundo sem sair do lugar... São muitas as possibilidades, mas há limites para essa tal liberdade.

Professores com conhecimento e alunos com dados?

Em sala de aula, por exemplo, o celular e suas possibilidades podem travar uma verdadeira guerra entre professores e alunos. Conseguir que não falem ao telefone ou ouçam música durante as aulas é totalmente possível, mas e o acesso à internet? Afinal, é fácil apertar alguns botões e ir aonde quiser sem que o professor perceba.

Imagine, por exemplo, uma aula de História em que o professor está falando sobre a Idade Média e começa a fazer um contraponto com alguma descoberta recente. Se o professor não levar para a sala as informações mais recentes retiradas há alguns minutos de sites confiáveis, ele perde a batalha para os alunos, que podem estar online pesquisando sobre o mesmo assunto e, muitas vezes, com mais habilidade tecnológica e domínio de outras línguas. Nessas horas, existe um vencedor, existe a distinção entre quem tem o conhecimento e quem tem os dados? 

Ter os dados em mãos e não saber o que fazer com eles praticamente anula a questão, não tem valor. A professora Célia Sandra Evelyn Camacho, mestre em Ensino de Química no Programa Inter Unidades da USP, ressalta que “o professor não é detentor de todo o conhecimento e, principalmente, deve ter consciência disso com a globalização e a internet. Nosso novo papel é o de mediador do conhecimento, e não transmissor de conhecimento”.

Conhecimento esse que está sempre em construção. “Tendo clareza de nosso papel e autoconfiança de saber analisar as situações e ainda sabendo que o conhecimento está sendo construído pelo aluno nas suas interações sociais – não só com o professor na escola, mas em todas as instâncias em que ele está inserido –, não vejo problemas no acesso à internet. Pelo contrário, é muito enriquecedor perceber que o aluno passou de um ser passivo para protagonista de seu aprendizado. Hoje a escola não é só um lugar de ensinar, mas também de aprender! Antes a educação estava pautada na transmissão de velhos conceitos arraigados por uma classe intelectual; hoje um dos pontos positivos é a democratização da informação”, é o que diz Célia, que leciona na EE Solon Borges dos Reis, da Diretoria de Ensino Centro Oeste, e é coordenadora pedagógica da EMEF Terezinha do NAE Butantã, ambas em São Paulo.

Vencer a guerra contra a falsa onipotência que os recursos tecnológicos podem dar aos estudantes não é tarefa das mais fáceis, até porque esses invasores são muitos e ainda desconhecidos. Uma das opções é unir-se a eles, usando os recursos tecnológicos a seu favor. Com o conhecimento do professor sobre o assunto a ser trabalhado e a tecnovontade do aluno, é possível chegar a um resultado mais rico em informações. Até porque estar antenado às transformações que a tecnologia nos promove alltime já é sinal de mais uma batalha vencida.

Publicado em 1º de março de 2011

Fonte: Revista Educação Pública

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por contribuir com esse espaço de informação.

Atalho do Facebook

Sobre...

2013 5ª ENEX 5º ENEX 5º Fnex Acervo Revista Ciência Hoje Acessos Administração Municipal Adriana Falcão Amigo Animação Aprender a Aprender aprendizagem Araquém Alcântara Artes Assédio Moral Atividades Educativas Áudio autismo Avaliação Biblioteca Bicudas Bienal blog Blog do Sítio Boas Festas Brasília calvin Campus Party Cecília Meireles Celular Cenp Centro Educacional Pioneiro Charge Cidade dos Meninos Cidade Interativa Ciência e Tecnologia Colégio Caminhar Computador em sala de aula CONAE Concursos Conhecimento Conhecimentos Prévios Contação de Histórias Coordenador Pedagógico Cortinas Creative Commons Cultura Digital Currículo currículo nacional Cursos online Débora Martins Desenho Infantil Desenrolando a fita Deu Paula na TV Dica de Leitura Dicas Dicionário CC Direito Autoral Diversidade Documentário download Drive Thru de Oração e-book EAD eBooks ECA Editor de Imagem educação Educação e Formação Educação e Gripe Educação e Mudança Educação e Trabalho Educação e trabalho em equipe Educação Familiar Educação Inclusiva Educação Infantil Educação Inovadora Educação Pública EducaParty Elie Bajard Ensino de Tempo Integral Escola Escola da Ponte Escola de Governo Escola do Futuro Escola Pública Escola Reflexiva Estágio Facebook Família Feira Literária FENTEC Férias Férias;Material Escolar Fernando Pessoa Filmes Filosofia Folclore Formação Foto Flex Fotografia Fundação Lemann Gadotti Gestão Escolar google Guia da Reforma Ortográfica Helena Negreiros História da Escrita Honoris Causa Imagem Imagens Free Inclusão Inclusão Digital Índio Índio Educa Inquietações Intervenção Isabel Alarcão João Acaiabe jogo da memória Jogos Jogos do Brasil José Manuel Moran José Pacheco Leis Leitura Leitura Digital Leitura e Tecnologia Líder Liderança Líderes em Gestão Escolar Links listas de palavras Literatura livro digital livro virtual Livros livros acadêmicos lixo eletrônico Luciana Trocolli Lula Maria Helena Negreiros Marina Colasanti Matemática MEC Meio Ambiente migração do blog Minhas Anotações Monteiro Lobato Mundo do Sítio Museu Virtual Música O que é um wiki? Online Convert Open Education Week 2012 parceria Paulo Freire Paulo Freiris Pesquisa Pilar Lacerda Pinterest Pipal de Papel Planejamento PNE Poemas e Poesias Política Pública portfolio Prática Pedagógica Prezi Processo Criativo Professores Profissão Educador Progressão Continuada Project Gutenberg Projeto EntreMeios Projeto Político Pedagógico Projetos Prova Brasil REA REA Brasil Reajuste Salarial Rede In_Formação Redes Sociais Reflexão registro respeito Reunião com pais Revista Educação Pública Revista Época Revista Espírito Livre Rio+20 Roteiro de Vídeo Ruth de Aquino Saberes dos Alunos Sala de Aula Santo André Saresp Seminário Sérgio Amadeu SESC Simpósio Caminhar Site Situação de Aprendizagem Software Livre Tablets Tarsila do Amaral Tatiana Belinky Teatro Tecnologia Tecnologia;Lea Fagundes TEDxRio Tempo Tendências Pedagógicas Território do Brincar Trabalho Coletivo TV Escola Twitter Twitter Mix UNB Undime Unesp Uso da internet USP Vídeo Vìdeo Vídeo Educacional Vídeo Educacional; Voxli Webinar Wiki ZooBurst

Livres para pensar...

Pesquisar este blog

Siga o blog por e-mail

Quem sou eu

Minha foto
São Bernardo do Campo, São Paulo, Brazil
Professora, Pedagoga,Psicopedagoga, Mestranda em Educação, esposa, mãe,formadora de professores.

Eu participo....

Postagem Recente...