quinta-feira, 10 de setembro de 2009

MAE –USP – Museu de Arqueologia e Etnologia

clip_image002

ATIVIDADES EDUCATIVAS

O MAE, por meio do Serviço Técnico de Musealização da Divisão de Difusão Cultural, oferece diversos programas gratuitos de atendimento junto aos seus diferentes públicos.

As atividades voltadas para o público escolar são oferecidas gratuitamente para professores do ensino médio, fundamental, e superior, de escolas públicas e/ou privadas.
O objetivo destas atividades é demonstrar que o Museu tem possibilidade de atuar como laboratório pedagógico experimentando e propondo formas alternativas de ensino e aprendizagem. Além disso, pretende apresentar e vivenciar ações educativas referentes à relação entre Museu e Escola, assim como possibilitar aos professores participantes o conhecimento dos materiais pedagógicos elaborados pelos educadores do MAE/USP, colocando-os à disposição para o seu uso em sala de aula.

ORIENTAÇÃO PARA PROFESSORES

Orientação para os professores conhecerem e utilizarem a exposição “Formas de Humanidade” junto com seus alunos:

Oferecida mensalmente, este treinamento tem como objetivo, a apresentação e a discussão da exposição "Formas de Humanidade", dos seus conceitos unificadores e dos roteiros de visitas monitoradas. O professor que participa do treinamento tem condições de selecionar o roteiro de visita mais apropriado para seus alunos, preparando-os para dar continuidade à mesma na sala de aula.

O treinamento é condição prévia para o agendamento das visitas monitoradas dos alunos destes mesmos professores. O limite máximo de participantes são 15 professores em cada treinamento.

Nele são oferecidos os seguintes materiais:

· Apostila de textos básicos sobre os principais conceitos utilizados em nossa exposição e material bibliográfico atualizado a respeito da mesma;

· Apostila referente aos conteúdos dos setores da exposição.

O professor pode, se quiser, xerocar o material do treinamento.

Para os interessados também, o MAE vende, em sua loja, o Guia Temático Para Professores, que contém ilustrações e atividades a respeito dos setores “Origens e Expansão das Sociedades Indígenas” e “África: Culturas e Sociedades”.

Após a participação o professor poderá visitar o MAE com duas classes, uma de cada vez, e seus alunos receberão monitorias em um dos Setores da Exposição “Formas de Humanidade”, o qual é escolhido previamente por ele.

Orientação para os professores conhecerem e utilizarem “kit” pedagógico de objetos arqueológicos e etnográficos:

Este material pedagógico consta de objetos arqueológicos e etnográficos, painéis sobre a produção de alguns destes objetos e textos teóricos contextualizando os objetos.

Oferecida mensalmente. Após a participação nesta atividade o professor poderá levar emprestado para suas escolas este material didático, por quinze dias. Posteriormente, o professor que o utilizar é convidado a apresentar o trabalho que realizou com seus alunos para seus pares, em data previamente marcada.

Orientação para professores conhecerem e utilizarem a Valise Pedagógica “Origens do Homem”:

Este material pedagógico trata do tema do trabalho do arqueólogo (inclusive com demonstrações a respeito de uma escavação arqueológica) e do processo de hominização ocorrido na Pré-História. Por meio de gavetas com propostas lúdicas, contém também réplicas de crânios e ferramentas dos antigos homens pré-históricos. Esta atividade é oferecida semestralmente. Após a participação, os professores levam emprestado para as suas escolas este material didático, por quinze dias.

VISITAS À EXPOSIÇÃO “FORMAS DE HUMANIDADE”

Visitas monitoradas

Estas visitas são realizadas a um dos Setores da Exposição, escolhido previamente pelo professor, para uma classe cada vez e só poderão ser agendadas após a participação do professor na Orientação para Professores.

Horário das visitas: das 10h00 às 12h00 e das 15h00 às 17h00

Visitas livres

Estas visitas poderão ser agendadas mesmo que o professor não tenha participado da Orientação. O número máximo para este tipo de visita é de 90 alunos.

Horário das visitas: das 08h30 às 10h00 e das 13h30 às 15h00

SALA PARA PROFESSORES PAULO FREIRE

É um espaço que visa integrar o trabalho que o professor realiza com os seus alunos e as possibilidades de construção de conhecimento a partir da ação educativa em museus.

O professor terá acesso aos seguintes itens:

1. Bibliografia sobre:

Museu e Educação

Museologia

Patrimônio Cultural

Educação Patrimonial

Temas da Exposição de “Formas de Humanidade”

Atividades Educativas em diferentes museus do Brasil e do mundo

2. Apoio pedagógico: professores recebem assessoria dos educadores do STM para a preparação de visitas ao MAE

3. Palestras, Mesas Redondas, Oficinas e Cursos

MATERIAL DIDÁTICO PARA PROFESSORES

Guias temáticos para professores

São seis volumes sendo cinco relacionados aos Setores/Módulos da Exposição “Formas de Humanidade” (Origens e Expansão das Sociedades Indígenas; Manifestações Sócio Culturais Indígenas; África: Culturas e Sociedades e Mediterrâneo I: Grécia e Roma, Mediterrâneo II e Médio Oriente: Egito e Mesopotâmia e um relacionado à Exposição Temporária Brasil 50 mil anos: uma viagem ao passado Pré-Colonial (exposição realizada em Brasília entre setembro/01 e março/02).

. Este material é composto por:

-texto teórico sobre o tema do Setor/Módulo

-sugestões de atividades educativas para professores e alunos realizarem antes, durante e depois da visita à Exposição e

-pranchas com fotos de alguns dos objetos da exposição.

Valise Pedagógica “Origens do Homem

Contém material para se trabalhar questões relacionadas ao perfil do Trabalho do Arqueólogo e sobre o Processo de Hominização (para empréstimo, após o professor receber orientação detalhada).

Kit” de objetos arqueológicos e etnográficos

Este material didático pode ser emprestado para professores após receberem orientação detalhada. Ele contém:

Objetos arqueológicos e etnográficos

Painéis sobre a produção de objetos contidos no “kit”

Textos que contextualizam os objetos acima

Texto contemporâneo ao uso de um dos objetos

Sugestão de atividades pedagógicas

“Kit” de objetos infantis indígenas

Ele poderá ser emprestado após a orientação detalhada de uso. Ele contém:

Objetos/brinquedos infantis

Painéis fotográficos sobre contato entre culturas e sobre socialização das crianças indígenas de algumas aldeia

Vídeo sobre as crianças da Aldeia Krukutu (Parelheiros, SP)

Texto para a contextualização dos objetos do “kit”

Sugestões de atividades educativas

PÚBLICO NÃO ESCOLAR

TERCEIRA IDADE

O trabalho educativo com o público da Terceira idade vem sendo realizado desde 1996. O Projeto Patrimônio Cultural e Memória: a Terceira Idade no MAE/USP, é aplicado primeiramente na sede do grupo com o qual se trabalha e posteriormente se realiza uma visita orientada ao MAE a qual é acompanhada por uma oficina de desenho ou argila.

São oferecidas também, mensalmente, Visitas Orientadas para um grupo especialíssimo, atividade oferecida pelo MAE dentro do Projeto da “Universidade aberta para a Terceira Idade” da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP. Esta atividade tem como objetivo principal instigar os visitantes a conhecerem diferentes culturas em diferentes tempos e lugares a partir da Exposição “Formas de Humanidade”. Após a visita à exposição é realizada uma oficina com propostas diversas.

As inscrições podem ser feitas individualmente; grupos de amigos ou grupos institucionais.

As visitas serão realizadas com o mínimo de 05 e o máximo de 20 pessoas.

FÉRIAS NO MAE

Nos meses de janeiro e julho é oferecida, para crianças e jovens, uma programação diversificada que envolve, além de oficinas, atividades educativas e lúdicas na Exposição “Formas de Humanidade”.

Grupos: mínimo de 05 e máximo de 20 pessoas; as inscrições podem ser feitas por telefone.

COMUNIDADE SÃO REMO

Ação educativa realizada junto à Escola de Educação Infantil da Comunidade São Remo, visa aproximar uma clientela que está distante do universo museológico. Esta atividade é realizada na própria comunidade e também na Exposição “Formas de Humanidade”, constando de visitas e oficinas.

Todas estas atividades devem ser agendadas previamente pelo telefone:

3091-4905, com Cida.

clip_image004 clip_image006 clip_image008

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por contribuir com esse espaço de informação.

Atalho do Facebook

Sobre...

2013 5ª ENEX 5º ENEX 5º Fnex Acervo Revista Ciência Hoje Acessos Administração Municipal Adriana Falcão Amigo Animação Aprender a Aprender aprendizagem Araquém Alcântara Artes Assédio Moral Atividades Educativas Áudio autismo Avaliação Biblioteca Bicudas Bienal blog Blog do Sítio Boas Festas Brasília calvin Campus Party Cecília Meireles Celular Cenp Centro Educacional Pioneiro Charge Cidade dos Meninos Cidade Interativa Ciência e Tecnologia Colégio Caminhar Computador em sala de aula CONAE Concursos Conhecimento Conhecimentos Prévios Contação de Histórias Coordenador Pedagógico Cortinas Creative Commons Cultura Digital Currículo currículo nacional Cursos online Débora Martins Desenho Infantil Desenrolando a fita Deu Paula na TV Dica de Leitura Dicas Dicionário CC Direito Autoral Diversidade Documentário download Drive Thru de Oração e-book EAD eBooks ECA Editor de Imagem educação Educação e Formação Educação e Gripe Educação e Mudança Educação e Trabalho Educação e trabalho em equipe Educação Familiar Educação Inclusiva Educação Infantil Educação Inovadora Educação Pública EducaParty Elie Bajard Ensino de Tempo Integral Escola Escola da Ponte Escola de Governo Escola do Futuro Escola Pública Escola Reflexiva Estágio Facebook Família Feira Literária FENTEC Férias Férias;Material Escolar Fernando Pessoa Filmes Filosofia Folclore Formação Foto Flex Fotografia Fundação Lemann Gadotti Gestão Escolar google Guia da Reforma Ortográfica Helena Negreiros História da Escrita Honoris Causa Imagem Imagens Free Inclusão Inclusão Digital Índio Índio Educa Inquietações Intervenção Isabel Alarcão João Acaiabe jogo da memória Jogos Jogos do Brasil José Manuel Moran José Pacheco Leis Leitura Leitura Digital Leitura e Tecnologia Líder Liderança Líderes em Gestão Escolar Links listas de palavras Literatura livro digital livro virtual Livros livros acadêmicos lixo eletrônico Luciana Trocolli Lula Maria Helena Negreiros Marina Colasanti Matemática MEC Meio Ambiente migração do blog Minhas Anotações Monteiro Lobato Mundo do Sítio Museu Virtual Música O que é um wiki? Online Convert Open Education Week 2012 parceria Paulo Freire Paulo Freiris Pesquisa Pilar Lacerda Pinterest Pipal de Papel Planejamento PNE Poemas e Poesias Política Pública portfolio Prática Pedagógica Prezi Processo Criativo Professores Profissão Educador Progressão Continuada Project Gutenberg Projeto EntreMeios Projeto Político Pedagógico Projetos Prova Brasil REA REA Brasil Reajuste Salarial Rede In_Formação Redes Sociais Reflexão registro respeito Reunião com pais Revista Educação Pública Revista Época Revista Espírito Livre Rio+20 Roteiro de Vídeo Ruth de Aquino Saberes dos Alunos Sala de Aula Santo André Saresp Seminário Sérgio Amadeu SESC Simpósio Caminhar Site Situação de Aprendizagem Software Livre Tablets Tarsila do Amaral Tatiana Belinky Teatro Tecnologia Tecnologia;Lea Fagundes TEDxRio Tempo Tendências Pedagógicas Território do Brincar Trabalho Coletivo TV Escola Twitter Twitter Mix UNB Undime Unesp Uso da internet USP Vídeo Vìdeo Vídeo Educacional Vídeo Educacional; Voxli Webinar Wiki ZooBurst

Livres para pensar...

Pesquisar este blog

Quem sou eu

Minha foto
São Bernardo do Campo, São Paulo, Brazil
Professora, Pedagoga,Psicopedagoga, Mestranda em Educação, esposa, mãe,formadora de professores.

Eu participo....

Postagem Recente...