por Débora Martins
Como pode uma professora dizer ao aluno de 3 anos que a letra “A” é um triângulo? Por onde anda o processo de construção? Parece que na teoria a prática é realmente outra.
E ainda não acabou…
Como pode dizer que a árvore é verde e marrom? E que o céu é azul? E que o desenho precisa ficar parecido com o da professora?
Depois alguns professores dizem que os alunos não apresentam criatividade, iniciativa, autonomia, interesse… Vamos cuidar!!!!
Pedimos uma “ coisa” aos alunos e depois queremos outra.
Pedimos uma árvore verde com tronco marrom e depois queremos que eles desenhem o que estão pesando.
Imagine esse processo todos os dias na educação formal. Ao final da educação infantil teremos lindas árvores. Todas iguais.
E também teremos feiras culturais com produções iguais e o pior, encontraremos várias pessoas acreditando que “isso sim que é educação de verdade”.
Interferência gráfica para o processo criativo é muito bem-vindo na educação infantil e distingue-se do “fazer igual, “do bom é o belo”….
Salvem o processo criativo das crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por contribuir com esse espaço de informação.