terça-feira, 23 de março de 2010

A intervenção

A intervenção
Amanhã pela manhã, um grupo de professores de minha escola fará algumas intervenções nas escolas vizinhas.
Conversaremos com os professores e exlicaremos nossos objetivos com a greve.
Sem sindicato, sem CUT, sem PT.
A greve não é partidária, pelo menos pra este grupo. A greve é por melhores condições da categoria.
É a exposição de nossa repúdia contra o Programa de Valorização do Magistério "por Merecimento", contra o reajuste de salário de 25% para apenas 20% do Magistério.
Não estamos contra as provas, mas contra o que estão pretendendo com elas. Se todos os professores foram bem na prova, ainda assim apenas 20% terão acesso ao reajuste salarial. Os 80% que passaram na prova não merecem? Será que só os professores que estão em greve percebem o absurdo que isso significa?
Ao invés de bônus e valorização fajuta, por que não um salário mais digno. Um salário que nos permita a dedicação maior à escola, ao planejamento, à capacitação, à formação continuada de verdade. Que nos permita comprar livros, viajar, ter acesso aos bens culturais.
Isso sim seria uma "revolução" na educação.
O resto é paliativo, autoritário. Política pública pra inglês (ou americano?)ver.
Fazemos parte do front da sociedade.
Estamos diretamente em contato com a parcela da população que é historicamente "invisível" às pessoas mais abastadas, à minoria rica do país. Conhecemos melhor do que ninguém as situações de risco a que muitos de nossos alunos estão expostos.
Não estamos fazendo greve contra os pobres. Pelo contrário. É para termos condições reais de proporcionar maior criticidade e consciência à eles.
Caso isso não aconteça, os melhores professores continuarão abandonando a escola pública, o magistério público, em busca de melhores condições de vida.
A greve é da categoria, mas não é só por ela. Mesmo que seu grande objetivo seja salarial.
Na faculdade li um texto de Saviani (escrito para uma solenidade de formatura de um curso de Pedagogia) que me marcou muito. Na qual ele falava que a grande preocupação dos cursos de Pedagogia seria a escola pública, tendo em vista que a maioria das pessoas em idade escolar estão na escola pública. São eles o nosso grande alvo.
Magistério não é missão, mas é vocação que necessita de profissionalização. De capacidade. De competência sim. De respeito.
É por que não quero abandonar o magistério público paulista que estou em greve. E espero contar com a compreensão e o respeito por isso.

Fonte: Blog Me Acompanha -
http://meacompanha.blogspot.com/2010/03/intervencao-nas-escolas-vizinhas.html

Um comentário:

Obrigada por contribuir com esse espaço de informação.

Atalho do Facebook

Sobre...

2013 5ª ENEX 5º ENEX 5º Fnex Acervo Revista Ciência Hoje Acessos Administração Municipal Adriana Falcão Amigo Animação Aprender a Aprender aprendizagem Araquém Alcântara Artes Assédio Moral Atividades Educativas Áudio autismo Avaliação Biblioteca Bicudas Bienal blog Blog do Sítio Boas Festas Brasília calvin Campus Party Cecília Meireles Celular Cenp Centro Educacional Pioneiro Charge Cidade dos Meninos Cidade Interativa Ciência e Tecnologia Colégio Caminhar Computador em sala de aula CONAE Concursos Conhecimento Conhecimentos Prévios Contação de Histórias Coordenador Pedagógico Cortinas Creative Commons Cultura Digital Currículo currículo nacional Cursos online Débora Martins Desenho Infantil Desenrolando a fita Deu Paula na TV Dica de Leitura Dicas Dicionário CC Direito Autoral Diversidade Documentário download Drive Thru de Oração e-book EAD eBooks ECA Editor de Imagem educação Educação e Formação Educação e Gripe Educação e Mudança Educação e Trabalho Educação e trabalho em equipe Educação Familiar Educação Inclusiva Educação Infantil Educação Inovadora Educação Pública EducaParty Elie Bajard Ensino de Tempo Integral Escola Escola da Ponte Escola de Governo Escola do Futuro Escola Pública Escola Reflexiva Estágio Facebook Família Feira Literária FENTEC Férias Férias;Material Escolar Fernando Pessoa Filmes Filosofia Folclore Formação Foto Flex Fotografia Fundação Lemann Gadotti Gestão Escolar google Guia da Reforma Ortográfica Helena Negreiros História da Escrita Honoris Causa Imagem Imagens Free Inclusão Inclusão Digital Índio Índio Educa Inquietações Intervenção Isabel Alarcão João Acaiabe jogo da memória Jogos Jogos do Brasil José Manuel Moran José Pacheco Leis Leitura Leitura Digital Leitura e Tecnologia Líder Liderança Líderes em Gestão Escolar Links listas de palavras Literatura livro digital livro virtual Livros livros acadêmicos lixo eletrônico Luciana Trocolli Lula Maria Helena Negreiros Marina Colasanti Matemática MEC Meio Ambiente migração do blog Minhas Anotações Monteiro Lobato Mundo do Sítio Museu Virtual Música O que é um wiki? Online Convert Open Education Week 2012 parceria Paulo Freire Paulo Freiris Pesquisa Pilar Lacerda Pinterest Pipal de Papel Planejamento PNE Poemas e Poesias Política Pública portfolio Prática Pedagógica Prezi Processo Criativo Professores Profissão Educador Progressão Continuada Project Gutenberg Projeto EntreMeios Projeto Político Pedagógico Projetos Prova Brasil REA REA Brasil Reajuste Salarial Rede In_Formação Redes Sociais Reflexão registro respeito Reunião com pais Revista Educação Pública Revista Época Revista Espírito Livre Rio+20 Roteiro de Vídeo Ruth de Aquino Saberes dos Alunos Sala de Aula Santo André Saresp Seminário Sérgio Amadeu SESC Simpósio Caminhar Site Situação de Aprendizagem Software Livre Tablets Tarsila do Amaral Tatiana Belinky Teatro Tecnologia Tecnologia;Lea Fagundes TEDxRio Tempo Tendências Pedagógicas Território do Brincar Trabalho Coletivo TV Escola Twitter Twitter Mix UNB Undime Unesp Uso da internet USP Vídeo Vìdeo Vídeo Educacional Vídeo Educacional; Voxli Webinar Wiki ZooBurst

Livres para pensar...

Pesquisar este blog

Siga o blog por e-mail

Quem sou eu

Minha foto
São Bernardo do Campo, São Paulo, Brazil
Professora, Pedagoga,Psicopedagoga, Mestranda em Educação, esposa, mãe,formadora de professores.

Eu participo....

Postagem Recente...